Como selecionar bons funcionários

Como selecionar bons funcionários

Por Cecília Lima

 

 

O síndico tem, de acordo com o artigo 1.348 do Código Civil, a atribuição de “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores (condôminos)”. Todavia, sabemos que ele não está à disposição do condomínio em 100% do seu tempo – e nem é esta uma obrigação sua. De modo que algumas de suas responsabilidades precisam ser compartilhadas com terceiros, neste caso, funcionários contratados para desempenhar diferentes funções.

 

Uma das habilidades que o bom síndico precisa exercitar é a de saber delegar tarefas e gerir bem uma equipe e, para tanto, é necessário contar com bons colaboradores, ou seja, funcionários com os quais possa contar tanto tecnicamente, quanto em termos de confiabilidade. A alta rotatividade de empregados muitas vezes passa a ser um problema quando não se encontra o profissional certo para o posto de trabalho, portanto é fundamental ter critérios na hora de selecionar bons funcionários. Confira as dicas a seguir.

 

Experiência – Primeiramente, a experiência é um atributo frequentemente exigido em diversos cargos, mas a importância dele é relativa, ou seja, depende do trabalho em questão. Questionar o candidato à vaga sobre suas experiências anteriores é importante, não apenas para saber se ele já desenvolveu a atividade a qual se oferece, mas para obter outros dados também, como por exemplo o tempo médio que ele fica em cada emprego, isso pode entregar se ele é uma pessoa de alta rotatividade.

 

O currículo trará os registros de experiências em empregos passados, bem como outras informações, como cursos e formações, o que deve ser valorizado, sempre que possível. Para um cargo de zelador, por exemplo, um currículo com vasta experiência e boas reciclagens é valioso, pois demonstra maior capacidade do profissional em lidar com as múltiplas demandas que poderão surgir no condomínio, principalmente na ausência do síndico.

 

Também deve ser checado se há no currículo da pessoa alguma aptidão extra. Um candidato a zelador com curso de hidráulica ou eletricista no currículo pode colocar-se à frente de outros que não possuem esse bônus, visto que isso ajudará o síndico a fazer a manutenção do prédio e identificar possíveis problemas. O zelador possui um conhecimento específico que pode inclusive ser negociado como um serviço extra ocasionalmente.

 

Pontualidade – Outros detalhes, não menos importantes, é a linguagem não verbal a qual deve ser observada durante a entrevista. O empregador deve estar atento à pontualidade, à apresentação do candidato e do quanto ele demonstra estar interessado em se dispor a trabalhar. Atrasar-se para o encontro é a pior coisa que pode acontecer, pois já revela de imediato um descompromisso que certamente trará problemas durante o emprego. A forma como o indivíduo escolhe suas roupas, sua higiene pessoal, bem como sua postura ao falar e se comportar devem servir de alertas. O síndico deve sempre levar em consideração que está diante da pessoa que futuramente estará convivendo com condôminos e atendendo visitantes.

*Jornalista