Contratação de assessoria esportiva garante férias seguras e divertidas

Contratação de assessoria esportiva garante férias seguras e divertidas

Por Cecília Lima

 

O período de férias costuma trazer uma preocupação extra na rotina administrativa de quem gerencia condomínios: o que fazer para ocupar o dia de crianças que estão no intervalo de suas atividades escolares e assim evitar que o tempo livre seja utilizado para causar transtornos à harmonia coletiva?

 

O cenário se repete em vários residenciais Brasil afora: a garotada com muita energia e disponibilidade durante as férias escolares, ao passo que não há vigilância suficiente para monitorar o que está se passando nas áreas comuns do prédio. Resultados: brigas entre as crianças, depredações, barulho em horários inapropriados, vandalismos e, infelizmente, até casos de acidentes que colocam em risco a integridade dos pequenos.

 

Alternativa – Nesse contexto, qual a melhor solução para coibir práticas irregulares nas áreas coletivas sem, para isso, proibir o livre tráfego por elas? O que muitos condomínios vêm adotando com sucesso é a contratação de serviços de recreação e assessoria esportiva.

 

A dinâmica consiste em levar para o condomínio profissionais capacitados a desenvolverem atividades lúdicas e esportivas que estimulem as crianças a trabalharem em grupo e assim ocuparem seu tempo livre com algo educativo e seguro, estando nos limites do próprio edifício em que moram.

 

Além da atividade física (dança, lutas, esportes coletivos e individuais, natação) – muito importante para a saúde física e mental dos pequenos -, outras também podem ser desenvolvidas: oficina de pintura e artesanato, sessão de contação de historinhas e leitura de livros, aula de culinária, xadrez, cultivo de pequena horta, dentre outras.

 

Custo – A proposta de contratação desse tipo de serviço, para ser viabilizado como um projeto do condomínio, deve ser levada à assembleia dos moradores. O pagamento é um pouco polêmico, visto que quase sempre condôminos que não têm crianças não se sentem à vontade para ter isso incluso na taxa condominial uma vez que não irão usufruir do serviço. Logo, o mais sensato termina sendo a cobrança individual por cada participante.

 

Sobre a contratação dos profissionais responsáveis, é válido ressaltar que existe a Associação Brasileira de Assessoria Esportiva em Condomínios (Abaecon) e que as empresas prestadoras desse serviço e seus profissionais devem estar registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF). O fornecedor deve ter CNPJ de serviço para atividade esportiva e fazer emissão de nota fiscal. O valor dos contratos depende do número de dias/semanas de recreação, bem como a quantidade de crianças, o número necessário de monitores para assisti-las, e de horas de trabalho previstas.

*Jornalista