O inferno tem varanda gourmet!

O inferno tem varanda gourmet!

Por Múcio Moreira

“- Vossa excelência desperta em mim os instintos mais primitivos”!

 

A já famosa frase do ex-deputado Roberto Jefferson é um grande aviso para a vigilância nas relações humanas, principalmente entre vizinhos.

 

Todo conflito gera uma disfuncionalidade emocional que começa bem pequena e, se a alimentamos, ela cresce, toma corpo e somos dominados por ela. Cuidado com esse crescendo, esteja vigilante, jamais menospreze os instintos que dormitam na intimidade humana.

 

O ideal é que o conflito não chegue a se instalar, pelo menos não com a carga emocional tão pesada e deletéria que nos deixamos envolver intimamente.

 

Instintos – Quantas famílias são afetadas por causa desses instintos primevos? E por motivos tão torpes? Não raro, por causa de uma discussão de vaga de garagem um pai de família chega às vias de fato com outro. Algo que era pequeno e relativamente simples de se resolver é tomado de assalto pela cólera e brutalidade, ou seja, nossos instintos mais primitivos.

 

Se abrimos mão da gestão das nossas emoções, mesmo que saiamos vitoriosos num conflito de relação de vizinhança, toda vez que encontrarmos com esse vizinho em áreas comuns do condomínio esse sentimento deletério virá à tona, nos inundando, usurpando-nos o humor e até mesmo o prazer de continuar a viver ali.

 

Busque sempre seus direitos, mas não abra mão da sua Paz.

 

Viver bem é conviver, ou “viver com” e nesse sentido, no campo das emoções, vamos sempre escolher: ter razão ou ser feliz! Se escolhermos sermos felizes, a paz vai morar ao lado. Se escolhermos ter razão, em muitos casos, pode ser que estejamos escolhendo viver no inferno. E com varanda gourmet…

* Arquiteto especializado em gestão de serviços, co-mediador e sócio da Mediação do Morar.