Reformas: esteja atento à certificação de qualidade dos materiais

Reformas: esteja atento à certificação de qualidade dos materiais

Na realização de uma obra ou mesmo de uma pequena reforma, sempre buscamos economia e eficácia na construção. Contudo, é preciso levar em consideração outros fatores como a segurança e durabilidade do material, caso contrário corre-se o risco de o barato sair caro e o prejuízo ser maior que a economia

 

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), bem como as associações nacionais de fabricantes lançam regularmente selos que atestam a qualidade dos produtos circulantes no mercado da construção civil. É importante que o síndico esteja atento para essas especificações visando à maior segurança nas obras do condomínio, visto que desde a entrada em vigor da NBR 16.280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o síndico é responsável pela obra.

 

Selo – Desde o último dia 3 de outubro, começou a vigorar no mercado o Selo de Qualidade do Porcelanato, o qual foi criado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (Anfacer), visando garantir todas as usabilidades do produto: apresentar baixos níveis de absorção de água, alta durabilidade, grande resistência às manchas, características que o fazem ser atualmente a placa cerâmica mais nobre do setor. O selo garante ao consumidor o desempenho esperado do produto.

 

O intuito da Associação é orientar clientes e consumidores sobre a procedência do revestimento e as características do porcelanato, discriminando os produtos que atendam aos requisitos da norma NBR 15463 da ABNT, a qual estabelece os requisitos exigíveis para fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção, amostragem e aceitação de placas cerâmicas para revestimento do tipo porcelanato, dando mais segurança aos profissionais e clientes que buscam o revestimento para os projetos.

 

Para as arquitetas Adriana e Alessandra Morávia, do escritório Morávia Arquitetura & Interiores, a novidade traz benefícios. “É muito importante esse selo para inibir o comércio de produtos que não possuem um padrão de qualidade. Diferença de medidas do produto e a facilidade em manchar em contato com produtos químicos como certos materiais de limpeza acarretam prejuízo para o cliente que, muitas vezes, precisam refazer o piso. Para nós, profissionais, gera mais segurança em especificar tais produtos”, concluem.

*Jornalista