5 maneiras de gerar receita para o condomínio

5 maneiras de gerar receita para o condomínio

A situação de atual crise econômica na qual se encontra o país vem modificando a rotina do brasileiro. Os preços cobrados por produtos e serviços sobem em um ritmo que as remunerações de cada um não conseguem acompanhar e, para lidar com o aperto financeiro, o jeito é economizar como for possível.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

                 A crise também chegou aos condomínios e, com o aumento da inadimplência, os síndicos precisam ser criativos e flexíveis para equilibrar as finanças. Além de cobrar a taxa condominial em dia, essa é a hora de debater o assunto em assembleia e juntos – síndicos e moradores – começarem a pensar em viabilizar outras maneiras de gerar renda extra para aumentar a receita do condomínio nesse momento de crise. Confira algumas sugestões:

  • Aluguel de espaço para outdoor publicitário

Essa é uma possibilidade mais plausível em grandes cidades, onde há maior número de peças publicitárias espalhadas pelo espaço urbano. Se o seu prédio está localizado em um bairro de grande fluxo de pessoas ou em uma avenida privilegiada, talvez essa seja a hora de entrar em contato com agências publicitárias da sua cidade oferecendo uma proposta de oferta de espaço para instalação de outdoors, aquelas placas de grandes dimensões.

  • Aluguel de cobertura para antenas

Dependendo da altura e localização do seu prédio, é possível locar um espaço na cobertura dele para a instalação de antenas de telefonia e internet. O esforço e investimento por parte do condomínio são mínimos e o negócio pode render cerca de R$ 600 mensais, nada mal, não é?

  • Venda de material reciclado

A coletiva seletiva já é uma realidade em muitos condomínios brasileiros. O que muitos condôminos e síndicos não sabem, entretanto, é que além de fazer o bem ao meio ambiente separando corretamente o lixo, o produto final dessa seleção pode render dinheiro para o condomínio. Os resíduos coletados – e devidamente separados – pode ser comercializados junto a cooperativas ou empresas que fazem o processo de reaproveitamento. Pense bem antes de descartar plásticos, papel, metais e até mesmo o lixo orgânico, que pode virar adubo para plantas.

  • Venda de óleo de cozinha

Assim como acontece com o lixo, muitos condomínios já adotam o recolhimento de óleo de cozinha dos apartamentos, para evitar que seja descartado em pias e ralos, causando entupimento. Esse material também pode ser vendido, pois ele serve de matéria-prima para fazer sabão e detergentes.

  • Locação de espaços

No seu condomínio há alguma vaga de garagem coletiva, depósito ou sala vazia que não está sendo utilizada? Uma possibilidade viável é divulgar essa disponibilidade no quadro de avisos do prédio e tentar alugar esse espaço a um dos condôminos que desejem guardar algo por um tempo.