Piscinas podem ser aliadas no processo de emagrecimento

Piscinas podem ser aliadas no processo de emagrecimento

Verão, calor, sol são elementos que pedem um bom e refrescante banho de piscina. E que tal aliar esse momento de lazer a uma eficiente atividade física visando manter a forma? Sim, a piscina pode e deve contribuir para o processo de emagrecimento saudável. Saiba como!

A natação é o principal exercício feito na água, mas não é o único que pode ser realizado na piscina. Existem outras atividades que também podem ajudar no condicionamento físico e perda de peso e o melhor: elas podem ser feitas na piscina domestica, em casa ou no condomínio, não é necessário ir a um clube ou academia para se exercitar.

Ilude-se quem acha que os exercícios feitos dentro da água não surtem efeito. Pelo contrário, os movimentos musculares tendem a ser mais vigorosos justamente para vencer a força contrária que a água exerce, diferentemente de uma sessão aeróbica fora da água, em que a resistência é mínima. Outra vantagem das atividades aquáticas é a redução do impacto das articulações, sendo portanto indicado também a idosos.

Além da natação, a hidroginástica é uma das modalidades de atividade física mais praticada em piscinas, podendo ter um público adepto bastante abrangente, nos dois sexos, todas as faixas etárias e até gestantes, visto que as contraindicações são mínimas. Há de ser considerado também o aspecto da sociabilização que os exercícios em grupo promove, favorecendo a interação e criação de vínculo entre os participantes. No caso do condomínio, promovendo melhor convívio entre vizinhos.

A hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular e aumento da resistência, dando melhor suporte para toda a massa muscular corporal. Os resultados dos exercícios feitos na água também são mais rápidos que aqueles realizados no solo. A queima calórica também é considerável: praticar 1 hora de hidroginástica pode reduzir de 450 a 700 calorias.

Um dos exercícios que podem ser praticados dentro da água é o Hidropilates, uma das variações do Pilates tradicional associado à hidroginástica. Os benefícios vão além do emagrecimento, servindo também para tonificar músculos e contribuir para o relaxamento, já que melhora o controle da respiração diafragmática e a água age nos gânglios linfáticos, como se fosse uma drenagem, ajudando inclusive a minimizar as temidas celulites.