Portaria Virtual

Portaria Virtual

Um assalto ocorrido em um condomínio no Centro de São Paulo no ano  passado teve  um desfecho  inusitado,  graças  à  tecnologia.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 Com a ajuda de um funcionário de sua confiança, o apartamento de uma  lojista chinesa foi invadido. Os  bandidos  fizeram  ela  e  o  tio reféns  enquanto  recolhiam  objetos  de  valor  e  uma  quantia  de aproximadamente R$ 60 mil em espécie. O que os assaltantes não esperavam  é  que  policiais  militares  entrassem  no  prédio,  e os detivesse antes deles conseguirem se evadir do local.

Todos da quadrilha – inclusive os que aguardavam em um carro do lado de fora do edifício – foram presos. A operação só foi possível porque uma sócia da comerciante assistiu às movimentações pela internet através de imagens gravadas por câmeras instaladas no apartamento. Ao constatar o assalto, ela rapidamente entrou em contato com um funcionário da loja que chamou a polícia. Detalhe: A sócia – que também é familiar da dona da casa assaltada – estava a milhares de quilômetros de distância de São Paulo, especificamente na China.

Portaria virtual – A tecnologia  possibilitou  atitudes  como  a mencionada. A sistemática de controle de segurança à distância já existe e é uma realidade disseminada em muitos condomínios em todo  o  Brasil. Mas  outra  novidade  vem  chamando a atenção de síndicos e condôminos: a portaria virtual. Se o condomínio citado no exemplo acima contasse com a portaria virtual, não existiria risco de que o porteiro fosse agredido ou pressionado a permitir a entrada de estranhos  no  prédio,  pois  com  a  novidade,  o  porteiro  fica  a quilômetros de distância da portaria.

Outra vantagem do serviço é a economia. A adoção da portaria virtual para garagens e portarias pode diminuir em até 50% a folha de pagamento do condomínio. A ferramenta substitui a presença física do porteiro na guarita por um profissional que fica no escritório da empresa, monitorando tudo de longe. O processo de entrada funciona de modo semelhante ao tradicional: ao chegar, o visitante interfona para falar com o porteiro. Este fará o contato com o morador para checar a permissão de entrada e em seguida libera, ou não, a passagem do visitante. Tudo é monitorado por câmeras instaladas estrategicamente no condomínio.

Algumas empresas já disponibilizam o serviço da portaria virtual que traz muitos benefícios dentre eles uma melhor segurança para os moradores e a diminuição nas despesas do condomínio, já que alguns funcionários poderão ser dispensados, os condomínios terão todo o fluxo de pessoas e veículos monitorados, garantindo o registro, identificação e autorização de acesso de visitantes e/ou prestadores de serviços, somente após autorizados pelos moradores. Mas para que o serviço seja disponibilizado com segurança e qualidade, algumas alterações devem ser feitas no prédio. Para isso é necessário que seja agendada uma visita ao condomínio para avaliar o que deve ser adequado. Cada condomínio é um caso e deve ser avaliado separadamente. Tudo isso vai influir nos custos de implantação do sistema. Mas uma coisa é certa: a portaria virtual traz mais economia do que gastos.