Proteja-se do sol neste verão!

Proteja-se do sol neste verão!

Dezembro marca a chegada do verão e, consequentemente, mais calor e radiação solar. Soma-se a isso o fato de muitas pessoas estarem de férias e, por isso, abusarem da exposição ao sol.

Exposição excessiva ao sol pode trazer prejuízos à saúde, sobretudo à pele, que é o maior órgão do corpo humano. Os excessos podem levar a um quadro denominado “insolação”, que pode variar de gravidade a depender do tempo de exposição e também do estado de saúde do indivíduo, sendo mais preocupante em se tratando de crianças (principalmente as de menor idade: bebês) e idosos.

A insolação é caracterizada por um aumento da temperatura do organismo, o que pode causar a perda de água e de nutrientes importantes. O quadro é considerado emergencial, já que se não for tratada rapidamente a insolação pode trazer danos ao cérebro, coração, rins e músculos.

Durante todo o ano, mas sobretudo durante o verão,  estação mais quente do ano onde algumas práticas devem ser observadas e evitadas: beber quantidade reduzida de água, exposição prolongada ao sol sem uso de proteção (roupas ou bloqueador solar), prática de exercícios extenuantes e ingerir álcool em excesso (ele potencializa a perda de água pelo corpo contribuindo para desidratação).

Os sintomas devem ser monitorados e relatados a um médico: dor de cabeça, náuseas, desmaios, queimaduras na pele, temperatura corporal elevada, fraqueza muscular, taquicardia, dificuldades para respirar. Esses são sinais de que há algo errado com o organismo. A hidratação é fundamental para superar a insolação.

Contudo, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Por isso, a proteção contra os efeitos do sol são essenciais e não devem nunca ser negligenciadas. Confira dicas:

  • O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência da radiação ultravioleta B, principal responsável pelas queimaduras solares e pelo surgimento do câncer de pele. Evite! Procure lugares com sombra.
  • Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, portanto, proteja-a sempre. Bonés, viseiras e chapéus são importantes formas de proteção solar para essa área do corpo. Não se esqueça de proteger também os lábios e as orelhas com protetor solar.
  • Use filtro solar de FPS 30, no mínimo. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com FPS = 30 sua pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção.
  • Beba bastante água e consuma alimentos ricos em água, como frutas, para repor a hidratação perdida por evaporação e suor.