Em clima de festa ornamentação natalina embeleza o condomínio no fim do ano

Em clima de festa ornamentação natalina embeleza o condomínio no fim do ano

Estamos nos aproximando do fim de ano, dezembro vem chegando, um mês de confraternizações em agradecimento ao ano que termina, além da celebração do Natal, para os cristãos. E para não atrasar, vamos a decoração temática que contribui para embelezar o condomínio e criar o clima de fraternidade para as festas de fim de ano.

            Os enfeites natalinos e as instalações luminosas são a pedida para essa temporada festiva. Antes de iluminar ambientes, árvores de natal e fachadas, é preciso estar atento a orientações básicas e procedência de materiais utilizados na decoração para garantir a segurança e evitar acidentes que podem pôr fim à festa. Alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação, manutenção e operação dos artefatos luminosos, pois tanto a instalação incorreta quanto o uso de materiais de baixa qualidade são fatores de risco para acidentes e incêndios.

A atenção à procedência e qualidade dos enfeites é fundamental e, nesse quesito, não é inteligente ponderar apenas o preço, optando pelos mais baratos. Segurança deve ser um item primordial, antes mesmo da economia. A escolha deve ser sempre por produtos avaliados e aprovados pelo Inmetro (órgão nacional que afere a viabilidade de produtos comercializados no Brasil). Procure o selo da instituição em tudo o que for ser adquirido.

Muita atenção deve ser dispensada à qualidade dos fios e das tomadas. Deve-se evitar conectar vários artefatos elétricos em uma mesma tomada, com uso de extensões e benjamins (T), pois pode-se causar sobrecarga e um possível foco de incêndio. A orientação por parte de um eletricista é aconselhável no momento de montar a ornamentação.

Para as áreas externas, como fachadas, guaritas e áreas de lazer, o recomendável é que se adquiram sempre enfeites e lâmpadas à prova d’água, já que a chuva é comum no mês de dezembro em muitas regiões. Se o condomínio já possuir seus enfeites de anos anteriores, é comum que eles já tenham passado por reparos: preste atenção às emendas nas fiações, que, se existirem, devem estar protegidas com fita isolante de boa qualidade.

Observe também que enfeites de papel, papelão ou plástico não devem ficar junto a lâmpadas e os enfeites energizados devem ficar afastados de cortinas, tapetes ou sofás, diminuindo o risco de incêndio.