Condomínios redobram atenção à rede elétrica na temporada de chuvas

Condomínios redobram atenção à rede elétrica na temporada de chuvas

A tecnologia dos Nobreaks vem ganhando espaço em relação aos geradores em muitos condomínios, mas devem ser bem analisadas antes de sua instalação

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Em meio a mais uma temporada de verão, vivemos novamente os enormes transtornos causados pelas chuvas que todo ano atingem as cidades, derrubando milhares de árvores em meio a toda fiação elétrica. Com isso, todos os paulistanos já estão acostumados à rotina de quedas frequentes de energia e, dependendo do local, já sabem que devem aguardar muitas horas até o seu total restabelecimento.

Para qualquer conjunto residencial ou empresarial de São Paulo, porém, isso representa um risco muito elevado às suas operações, por isso, com o objetivo de estarem melhor preparados para enfrentar estes transtornos de falta de energia, os condomínios têm passado a utilizar mais a tecnologia dos nobreaks para proteger seus sistemas elétricos. Isso acontece porque a tecnologia é muito eficiente e segura. Muitos condomínios que já possuem geradores instalados há bastante tempo estão instalando sistemas de nobreaks como alternativa complementar para suas áreas de segurança e portões de entrada.

Nos últimos anos, as portarias remotas, ou virtuais, vêm crescendo exponencialmente em todo o país, já que estas instalações trazem muita economia e aumento de segurança para os condomínios. Para estes sistemas, os nobreaks se apresentam como melhor alternativa de proteção aos casos de queda de energia. Apesar disso, a instalação dos nobreaks também deve ser objeto de muita atenção devido ao risco de falhas causadas pela falta de energia. Em uma eventual pane do sistema, o condomínio pode ter sua segurança totalmente desligada e portões podem ficar inteiramente abertos sem ninguém para controlar. Por isso, a instalação de nobreaks deve ser tema de atenção redobrada, já que é possível encontrar diversas opções no mercado, desde as mais completas e profissionais, executadas por empresas com vasta experiência, até soluções mais simples e econômicas, não indicadas para condomínios ou, inclusive, soluções improvisadas com baterias automotivas (no local das corretas) e/ou equipamentos alocados de forma irregular à legislação e às normas do Corpo de Bombeiros.

Com o objetivo de baratear o custo, muitas empresas têm utilizado, em condomínios, nobreaks mais indicados para residências, o que em um curto período de tempo acaba gerando mais problemas e panes de energia. No caso de equipamentos irregulares, o problema é ainda mais grave, pois se houver qualquer acidente o síndico é o responsável civil e criminal. Fica o alerta para que os síndicos tenham máxima atenção e pesquisem muito bem sobre a empresa de nobreaks a ser contratada, garantindo que seja regulamentada, de acordo com todas as normas e possuam equipamentos que atendam à legislação.

O recomendado é que procurem empresas com soluções profissionais para condomínios. Algumas empresas possuem diferenciais que trazem ainda mais segurança aos condomínios, como atendimento técnico 24h, monitoramento online do equipamento e manutenção preventiva.

contato@engemoura.com.br