Doação de sangue

Doação de sangue

Condomínios dão exemplo de solidariedade em várias cidades. Dentre as dificuldades acarretadas pela quarentena exigida devido ao risco de transmissão da Covid-19 está a diminuição dos estoques de hemoderivados em hospitais e bancos de sangue de todo o Brasil.

A queda nas doações de sangue em todo o Brasil trouxe grandes preocupações, pois além dos doentes da pandemia, existem outros pacientem com doenças que demandam transfusões. O fluxo de doadores que já não costuma ser tão abundante em tempos normais, caiu drasticamente em todos os estados, uma vez que as pessoas ficaram impedidas de se locomoverem aos postos de coleta. Pensando em contornar tal obstáculo, hemocentros de algumas localidades buscaram parcerias com condomínios para amenizar o problema.

Durante os meses de março e abril algumas experiências foram postas em prática com sucesso em condomínios do país, graças à solidariedade de síndicos que se dispuseram a colaborar com a logística da organização e, claro, de condôminos que doaram, acenando um gesto de boa vontade para com o próximo em um momento em que a união se faz tão necessária.

A metodologia foi semelhante nos condomínios onde a ação foi executada: primeiramente o síndico entrou em contato com o hemocentro da sua cidade demonstrando disponibilidade. Juntamente a essa inscrição, o gestor já deve apresentar uma lista com os nomes dos moradores interessados em doar, para que a instituição possa dimensionar a equipe e quantidade de material que deve enviar ao condomínio. É agendado um dia para a coleta, que deve ser feita num local amplo, para evitar aglomeração.

No Rio de Janeiro, o Hemorio lançou campanha “Hemorio em casa” para receber doações de sangue em condomínios, mas a ação foi voltada somente a prédios com mais de 500 adultos aptos a doarem. A instituição envia uma van com equipamentos e profissionais que montam uma estrutura e passam um dia no salão de festas do condomínio fazendo a ação. Eles orientam o doador a aguardar em seu apartamento até o momento da coleta, quando será contatado via Whatsapp ou pelo interfone.

O Hemocentro de João Pessoa também desenvolveu campanha na mesma linha e iniciou um serviço de agendamentos para coletas de sangue em condomínios. Antes da execução da coleta, um funcionário da instituição faz uma visita de inspeção no residencial para checar a viabilidade da ação. Os síndicos também devem fornecer lista prévia de interessados.

Outro exemplo de solidariedade vem de Alagoas, onde o Hemocentro (Hemoal) está desempenhando campanhas de coleta similares. Em uma ação recente contou com a ajuda do Condomínio Ouro Verde, localizado em Arapiraca para estabilizar o estoque. Lá foram captados 33 doadores voluntários.