Móveis em materiais alternativos e ecológicos para áreas externas do condomínio

Móveis em materiais alternativos e ecológicos para áreas externas do condomínio

Um dos maiores desafios de um condomínio é a manutenção das áreas externas, além do grande uso, os desgastes são maiores por fatores de exposição ao clima.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 As áreas externas em condomínios têm maior permanência de moradores, condôminos e visitantes no verão, as altas temperaturas os convida a sair de seus apartamentos fazendo uso das piscinas, churrasqueiras, playground, resultando em áreas mais suscetíveis as manutenções. A alta utilização e aos fatores climáticos como o sol intenso, chuvas fortes, raios, dentre outros fatores que atuam diretamente em tudo que se relaciona a área externa como móveis, pisos, fachadas, jardins, etc, torna a manutenção periódica mais cara.

Para estas situações surgiram alternativas que corroboram com a redução do custo de manutenção destas áreas, podendo até ter um custo um pouco maior a curto prazo, porém são muito mais econômicas a longo prazo por sua durabilidade, situação está que deve ser levada em conta na gestão prolongada de um condomínio.

Os itens que mais sofrem nas áreas externas como já dito são os mobiliários, decks, lixeiras e revestimentos, felizmente já existem tecnologias alternativas para a aplicação nestes itens de áreas externas, uma das principais utilizadas hoje em dia é a Madeira Plástica ou Madeira Ecológica, também conhecida internacionalmente como WPC, que tem a proposta de substituir a madeira natural e as estruturas de ferro, este material já é utilizado há muito tempo nos EUA e Europa, aqui no Brasil já tem mais de 20 anos de mercado e tem evoluído em acabamento, resistência e preço de forma exponencial, tornando-se cada vez mais viável a sua utilização nas áreas externas. Além do fator da resistência e baixa manutenção, temos o fator ecológico, estes produtos são produzidos através da reciclagem de lixo plástico, então quando você investe em Madeira Plástica você ajuda o meio ambiente de duas formas: Reciclando o lixo plástico que poderia ir para aterros, lixões ou ser incinerado e evitando o desmatamento, pois este material substitui a madeira natural, preservando assim as florestas.

A Madeira Plástica é extremamente resistente as intemperes e não exige manutenção periódica o que torna o investimento a longo prazo muito mais econômico, além disso existem fabricantes que oferecem até 10 anos de garantia em toda a sua linha de móveis e até 15 anos de garantia nos perfis sem a necessidade de manutenção, enquanto os fabricantes de móveis de madeira natural concedem apenas 01 ano de garantia, desde que seja feita uma manutenção periódica dos mesmos. Outro fator importante é que a Madeira Plástica não lasca e nem solta farpas, por isso é muito utilizada em decks, espreguiçadeiras, cadeiras, mesas, pergolados, cercas, bicicletários, academias, playgrounds, casinhas de bonecas, lixeiras, brises, revestimentos, vasos, cachepôs entre outros.

Graças a evolução da tecnologia hoje também temos a Madeira Plástica injetada e pigmentada em várias cores, além do tradicional marrom muito utilizado. Portanto, quando for reformar, ampliar ou modernizar a área externa do seu condomínio pense no investimento a longo prazo, na sustentabilidade e beleza, busque um orçamento alternativo em Madeira Plástica.

daniel@lanci.eco.br