Porteiros não devem atender a interesses particulares

Porteiros não devem atender a interesses particulares

Os porteiros seguem hoje sendo funcionários muito importantes dentro do condomínio, afinal as pessoas optam por comodidade, segurança, entre outros fatores, quando escolhem viver em condomínios.

Os condomínios constituem uma modalidade de moradia cada vez mais procurada por famílias e também por indivíduos que vivem sozinhos e dentre as várias razões que motivam as pessoas a buscarem esse estilo de vida a segurança é, sem dúvidas, a principal a ser elencada na hora de optar por morar em um edifício compartilhando espaços com outros vizinhos.

Depois desse quesito, a comodidade é outro fator que também pesa. Nesse sentido, o que agrada bastante é o benefício de se ter uma portaria 24 horas para receber encomendas, correspondências, visitantes, abrir o portão da garagem quando se chega tarde da noite, dentre outros detalhes que apenas quem vive em um condomínio pode desfrutar.

O bom porteiro é aquele capaz de desempenhar suas atividades com discrição, eficiência e sempre prezando pela segurança do condomínio, pois esta é a sua principal missão. Para isso, é fundamental que o síndico invista em treinamentos regulares de sua equipe de portaria, visando à reciclagem, relembrando regras básicas, normas de conduta, protocolos de como agir em casos de urgência, seja em uma situação de invasão ou um incêndio, por exemplo.

Há de se considerar, também, que em muitas ocasiões os porteiros são levados a falhas por influência dos próprios condôminos que reiteradamente solicitam “favores” que não são da competência desses funcionários cumprirem, como, por exemplo, carregar compras, realizar pequenos reparos nos apartamentos ou em veículos, dentre outras atividades que retiram o porteiro de seu local de trabalho, o que é absolutamente irregular.

É preciso ter em mente que os funcionários que trabalham na portaria servem ao condomínio e não a particulares, portanto não é de bom tom deixar recados, bilhetes ou mesmo encomendas, muito menos chaves para que eles repassem a outrem. O horário de serviço do porteiro deve ser integralmente usado para as atividades do condomínio e os moradores devem colaborar para não desviarem sua atenção. Dessa forma, todos ganham com um edifício mais seguro e funcional.