Uso de uniformes pelos colaboradores transmite mais profissionalismo

Uso de uniformes pelos colaboradores transmite mais profissionalismo

Existe uma máxima popular a qual afirma que “a primeira impressão é a que fica”. No que se refere ao ambiente condominial, sem dúvidas, isso diz respeito, dentre outros fatores, a vários aspectos estéticos e comportamentais de quem nos recebe na portaria, desde a vestimenta que está trajando até o seu gestual e forma de se comunicar.

A questão do uniforme não se restringe aos porteiros apenas, mas também aos demais funcionários: zeladores, trabalhadores de serviços gerais, vigilantes, etc. O uso do uniforme transmite melhor segurança e credibilidade. Embora ele não seja obrigatório por lei e, portanto, não exigido em muitos condomínios, há aqueles que priorizam o uso de roupas personalizadas por seus colaboradores como forma de promover mais segurança, conforto, identificação do funcionário e do prédio, transmitindo uma imagem de mais organização.

Obrigatoriedade e fornecimento – Cabe ressaltar que, quando obrigatória a utilização diária de uniforme durante expediente, a disponibilização desse item passa a ser um ônus do empregador. É válido lembrar que o uniforme deve ser fornecido completo, ou seja, com todas as peças necessárias para o trabalhador desempenhar suas funções.

É vedado incumbir ao empregado o dever de arcar com quaisquer peças de vestuário que sejam consideradas obrigatórias. Por exemplo, se o condomínio exige calça, camisa e gravata deve entregar os 3 itens. Não pode fornecer apenas a calça e a camisa e solicitar que o empregado venha de gravata.

Outro ponto a ser destacado é a quantidade de peças. Sabemos que roupas e acessórios sofrem desgaste natural e também precisam ser continuamente higienizadas. A depender da cidade e região, a frequência de lavagem pode necessitar ser maior. Isso deve ser ponderado na hora do fornecimento do uniforme, de forma a prover peças suficientes para garantir que o funcionário tenha condições de realizar o asseio.

Deveres do colaborador – Citadas as obrigações do empregador, é preciso ressaltar também as responsabilidades do empregado no trato de seus uniformes. Após receber as peças, a lavagem e manutenção delas passa a ser de sua alçada e ele deve zelar para mantê-las em perfeito estado de conservação, limpas e passadas.

Além disso, deve-se lembrar que o uniforme é de uso exclusivo em ambiente de trabalho, não podendo o funcionário usar em outras ocasiões. Ao ser desligado do cargo, principalmente por uma questão de segurança, o empregado deve entregar seus uniformes, uma vez que esses servem como identificação do condomínio, facilitando o acesso a este.