Assaltos e furtos em condomínios: como se prevenir

Assaltos e furtos em condomínios: como se prevenir

A segurança nos condomínios é uma preocupação constante para os moradores, invasões e assaltos são uma ameaça à tranquilidade e ao bem-estar de todos.

Nesta reportagem, abordaremos os tipos mais comuns de assaltos nos condomínios, com um exemplo de caso real, além de destacar pontos de segurança que podem ser reforçados e os cuidados que os moradores devem adotar para dificultar a ação dos criminosos.

Recentemente, a influenciadora Adriana Rodrigues teve sua bicicleta furtada de dentro do condomínio onde mora, em Porto Alegre. Ela relatou por meio de suas redes sociais que o prédio conta com CFTV, mas não impediu o criminoso.

Esse caso ilustra a importância de estar atento às pessoas que acessam o condomínio, até prestadores de serviço. A falta de vigilância e o descuido podem facilitar a ação dos criminosos. É fundamental reforçar os pontos de segurança.

É importante ter um sistema de controle de acesso eficiente, como portões com fechaduras eletrônicas, interfone, câmeras de segurança e, se possível, segurança humana na portaria;

Câmeras de segurança em locais estratégicos, como entradas, corredores e áreas comuns, é uma medida fundamental. Além disso, é importante que essas câmeras sejam visíveis e assim possam dissuadir possíveis invasores;

Uma boa iluminação nas áreas comuns, como corredores, estacionamentos e áreas de lazer, proporciona maior visibilidade, inibindo ações criminosas.

Os moradores têm um papel fundamental na prevenção de invasões. Alguns cuidados que devem ser adotados incluem:

É importante que os moradores estejam atentos aos visitantes que chegam e circulam no condomínio;

Estabelecer um canal de comunicação entre os moradores é fundamental para alertar sobre situações suspeitas e compartilhar informações relevantes para a segurança do condomínio;

Certifique-se de trancar corretamente as portas do seu apartamento, mesmo quando estiver em casa. Essa simples precaução dificulta a ação dos criminosos.

Evite compartilhar informações pessoais ou detalhes sobre a rotina do condomínio em redes sociais ou com pessoas desconhecidas.

A prevenção envolve uma combinação de medidas de segurança do próprio condomínio. A conscientização e a colaboração de todos os moradores são essenciais para a criação de um ambiente seguro e protegido para todos.