Desafio 2019: reduzir taxa de condomínio

Desafio 2019: reduzir taxa de condomínio

Com um cenário econômico pouco favorável, todos querem encontrar uma maneira de diminuir despesas para poder continuar fazendo com que elas caibam no orçamento do mês. Dentre elas está o custo com a taxa do condomínio. Como reduzir essa taxa?

             A equação, em teoria é simples: devemos elevar a receita e diminuir as despesas ordinárias (aquelas que vêm todo mês e não podem deixar de serem pagas). A prática, entretanto, é complicada: como fazer isso acontecer? Algumas dicas podem ajudar a encontrar meios que ajudem a diminuir os gastos do condomínio e aumentar a arrecadação.

O primeiro passo é enxugar o que for possível. Deve-se fazer uma avaliação criteriosa de tudo que é pago pelo condomínio. Cada contrato de serviço terceirizado, como manutenções, deve ser revisado antes de renovar. Não se deve ter vergonha de barganhar descontos e ir ao mercado em busca de profissionais que façam o mesmo serviço cobrando menos, sem esquecer a qualidade, é claro.

Depois, é necessário estabelecer escolhas racionais analisando custos que demandam água e luz. Procure saber em quais atividades do condomínio elas são necessárias e se é possível reduzir a frequência dessas atividades sem comprometer a sua qualidade.

Por exemplo, reflita: É possível deixar de lavar a calçada e passar apenas a varrê-la? É possível trocar a iluminação das áreas comuns por uma mais econômica com sensor de presença? A individualização de hidrômetros trará mais benefícios que malefícios? Podemos trocar o porteiro presencial por uma portaria remota em todos os turnos ou pelo menos um turno?

Outro ponto a ser observado é a questão dos inadimplentes. Quando há pessoas que usufruem do condomínio sem pagar por ele temos um problema, pois esse débito termina entrando na conta de alguém. É fundamental fazer uma cobrança ativa das dívidas e, caso necessário, levar os inadimplentes à Justiça para receber o valor devido. Há hoje dispositivos legais que aceleram a cobrança.

Por fim, além de buscar diminuir as saídas do caixa do condomínio, é importante pensar formas diferentes de aumentar as entradas. Sim, é possível gerar renda no condomínio” E mesmo sendo baixa ela poderá contribuir para reduzir a taxa de rateio entre todos os condôminos.

O aluguel de espaços é uma alternativa para rentabilizar. Podem ser desde locações de espaços não utilizados no condomínio para algum morador, ou locar academia e estacionamentos, por exemplo, para empresas terceiras, até o aluguel do terraço do condomínio para instalação de antenas de telefonia e internet. Há também a possibilidade de locar espaços para publicidade, como outdoors e painéis digitais. Em todos estes casos, é necessária a aprovação dos moradores em reunião de assembleia do condomínio.