“Kit de boas-vindas” é uma dica valiosa para recepcionar novos condôminos

“Kit de boas-vindas” é uma dica valiosa para recepcionar novos condôminos

A chegada de um novo morador no condomínio costuma ser um período de adaptação repleto de dúvidas acerca do funcionamento da estrutura do prédio, seus protocolos, regras de segurança, normas de convivência, acesso aos equipamentos de uso coletivo, dentre outras questões que são novidades para quem está chegando.

Seja o novo condômino proprietário ou inquilino, o fato é que às vezes algumas infrações ao regimento interno são cometidas nas primeiras semanas após a chegada não por má fé, mas por desconhecimento das normas que regem a convivência local e o próprio condomínio possui sua parcela de culpa nisso, ao não acolher devidamente esses novos integrantes.

A chegada dos novos condôminos é o momento ideal para o condomínio apresentar-se por meio do síndico ou seu representante para esta finalidade – seja ele o zelador, gerente administrador ou mesmo o próprio porteiro. Uma dica útil para intermediar o contato é a entrega de um “kit de boas-vindas” para a recepção dos novatos.

Esse kit nada mais é que um pacote de informações importantes para orientar o morador recém-chegado. É de bom tom que, anexado a tal material impresso, seja entregue uma carta do síndico ou administradora dando as boas vindas e se prontificando a fazer qualquer esclarecimento remanescente. Abaixo sugerimos alguns itens que podem compor o kit:

  • Cópia da Convenção e Regimento Interno do condomínio: esses são os documentos mais importantes para nortear a vida dentro do condomínio e devem ser do conhecimento de todos os moradores, para que não aleguem desconhecimento das regras depois que faltarem com elas. Neles estarão as regras de convivência e segurança, uso de áreas coletivas, dentre outros pormenores. Na impossibilidade de fornecer uma cópia de cada, deve-se informar ao novo morador onde ele pode acessar esse conteúdo.
  • Telefones úteis: lista com os números de ramais do condomínio (portaria, salão de festas, área de lazer, dentre outros), celular do síndico, administradora de condomínios, telefone da emergência de manutenção de elevadores e outros serviços que o condomínio possua.
  • Lista de funcionários: nomes e cargos (se possível com fotos) dos funcionários que trabalham no condomínio, bem como a descrição de suas funções e turnos.
  • Ficha cadastral: solicitar fornecimento de dados cadastrais de todas as pessoas que vão morar na unidade condominial e também daquelas que terão acesso a ela com regularidade, para que tenham acesso liberado na portaria.