Projeto social recebe bicicletas abandonadas em condomínios para doação

Projeto social recebe bicicletas abandonadas em condomínios para doação

Você, como síndico, já se deparou com bicicletas que não são mais utilizadas e estão abandonadas em algum canto do condomínio?

Nos condomínios os espaços são valorizados e disputados, por isso existe um jeito fácil e rápido de desocupar áreas com bicicletas abandonadas, sem uso, e ainda fazer uma criança em situação de vulnerabilidade social feliz.

Foi isso que o síndico do Edificio Beverly Hill, Antonio Carlos Frias fez, precisava desocupar uma área que estava cheia de bicicletas, triciclos e carrinhos abandonados, resolveu doar e assim conheceu o “Reciclismo”. Ele fez questão de chamar o Jornal o Síndico para nos apresentar o projeto e pedir para divulgar a outros síndicos e gestores. Afinal devemos propagar o bem sempre!

O projeto “Reciclismo” é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a coleta de bicicletas que não estão sendo mais utilizadas, fazendo a manutenção quando necessário e doando as crianças por meio de eventos recreativos e educativos realizados em parceria com as escolas da rede pública.

A voluntária no projeto Jaqueline Sobral conta que uma das principais fontes de doação da ONG hoje em dia vem de condomínios. “As bicicletas abandonadas ou paradas devem ser autorizadas pelos moradores atuais para doação”. Uma vez aprovada, a equipe se encarrega de retirar as bicicletas e levá-las para serem revisadas, reparadas e aguardam o próximo evento quando poderão ser entregues aos seus novos donos.

As bicicletas são entregues às crianças após verificação técnica, através dos eventos nas escolas públicas selecionadas (uma por ano com 2 a 4 eventos na mesma escola) e, em alguns casos mais pontuais, cedidas a parceiros com projetos que possuem o mesmo foco. Nos eventos, a doação das bicicletas é feita de acordo com a quantidade disponível no estoque da ONG e a distribuição é realizada como premiação numa gincana entre as crianças, além de atividades educativas voltadas para a preservação e amor ao próximo.

“Essas doações são importantes, porque permitem que tenhamos uma fonte maior de doações com menos trabalho de logística, uma vez que conseguimos retirar as bicicletas de uma vez com o caminhão e isso possibilita ainda que possamos oferecer esse presente a mais crianças que sonham em ter uma bicicleta”, completa Jaqueline.

A ideia do projeto surgiu em 2009 a partir do desejo de um grupo de amigos em fazer a diferença na vida de crianças carentes, podendo proporcionar um pouco de alegria em meio às dificuldades que enfrentam as populações de periferia.

“Com o tempo, o crescimento das doações, maior participação de voluntários e a necessidade de melhor organização dos eventos, surgiu a necessidade de estruturar as atividades e passamos a atuar com organizações que já atendiam às crianças carentes. E a partir de 2018, conquistamos oficialmente o título de ONG e passamos a atuar com escolas da rede pública do estado de São Paulo”, explica Jaqueline.

Síndicos e gestores sigam o exemplo do síndico Antonio Carlos Frias, façam a diferença!

reciclismo.com.br / contato@reciclismo.com.br / whatsapp (11) 99532-2210

instagram.com/reciclismo / facebook.com/ONGReciclismo/