Tubulações de gás devem ser avaliadas com Teste de Estanqueidade

Tubulações de gás devem ser avaliadas com Teste de Estanqueidade

Em prédios que fazem uso de gás encanado, o cuidado com as redes de distribuição deve ser uma das prioridades na lista de manutenções. É fundamental que o síndico e auxiliares, estejam todos familiarizados com o que preconiza a NBR 15.571 e os procedimentos que visam à detecção e reparo de possíveis defeitos em tubulações, ou seja, atividade de extrema importância para a segurança predial e integridade dos moradores.

O chamado Teste de Estanqueidade é realizando com o intuito de buscar distúrbios na pressão, fissuras, porosidades ou orifícios que proporcionem eventuais vazamentos, de preferência ainda em estágio bem inicial, o que favorece um reparo imediato, sem maiores transtornos. Para isso, toda a rede do condomínio é averiguada. “Lembrando que fazer as vistorias internas nos apartamentos é fundamental, pois a maioria dos acidentes com gás ocorre dentro dos apartamentos e não nas áreas comuns da edificação”, ressalta o técnico gasista Inézio B. Correia.

Além dos cuidados com a segurança de modo a minimizar riscos de incêndio e explosões, a realização do teste é essencial por questões burocráticas, visto que o edifício precisa estar com seus documentos em dia. Essa condição é fundamental, por exemplo, para obter seguro patrimonial. A recomendação é que a vistoria com teste seja realizada anualmente, uma vez que a empresa contratada emitirá laudo com validade de um ano.

De acordo com Inézio, “além de garantir que seu sistema de abastecimento está em ordem, no Teste de Estanqueidade são emitidos documentos que são necessários para que o condomínio atenda a requisitos legais, como a obtenção de relatório de inspeção e conformidade técnica; laudo de estanqueidade; anotação de responsabilidade técnica (ART); comprovação da estanqueidade do sistema de gases combustíveis; prevenção de vazamento de gases combustíveis; obter AVCB, licenças e alvarás de funcionamentos”, complementa.

É importante destacar alguns critérios na hora de contratar os prestadores de serviço. O síndico deve buscar profissionais especializados e com boas referências no mercado. Buscar sempre empresas credenciadas ao CREA, com profissional habilitado (Engenheiro Mecânico) no contrato social. Deve-se lembrar sempre daquelas que possuem sistema de gestão da qualidade, isso reforça o comprometimento da empresa com a sua segurança.

O sistema de gás encanado tem se popularizado em condomínios residenciais. Entre os benefícios do gás encanado estão a maior segurança (em comparação aos botijões); mais comodidade e conforto (já que o fornecimento é contínuo direto do gasoduto, não falta e não precisa trocar); o usuário só paga após o uso e recebe a conta em seu apartamento com o volume correto consumido. O meio ambiente também sai ganhando, já que se elimina a necessidade de caminhões transitando nas cidades, evitando emissão de poluentes no ar ambiente.