Como prevenir fraudes no condomínio?

Como prevenir fraudes no condomínio?

Publicado em 07/05/2025

 

Por André Resende – Jornalista

 

Os casos de fraude por parte de um síndico em condomínios não são raros e podem acontecer eventualmente no condomínio em que você mora. As fraudes não acontecem somente quando há um desvio de uma quantia em dinheiro da conta do condomínio para o síndico, mas também quando o síndico se aproveita para tirar benefício em serviços.

 

Para Marco Bole, perito judicial especializado em auditorias e investigações de fraudes de condomínios e associações, é importante ainda mencionar um outro fator presente na maioria dos casos: o envolvimento de mais de uma pessoa. Ele conta que é raro que o síndico não cometa a fraude sozinho.

 

“Geralmente, ela ocorre em parceria com um fornecedor, funcionário ou membro da administração interna ou externa do condomínio. Infelizmente, é comum que fornecedores ofereçam serviços superfaturados ao síndico, com a intenção de realizar um pagamento por fora”, explica o auditor.

 

Ainda de acordo com o auditor, a primeira coisa é reconhecer que, sozinho, o condômino dificilmente conseguirá implantar ações de controle nas possíveis fraudes. O caminho inicial é encontrar outros moradores com a mesma preocupação e participar das assembleias, com o objetivo de criar comitês para a formulação de políticas e regras. Marco Bole lista algumas dicas que podem ajudar a mitigar fraudes no seu condomínio:

 

Pasta digital

 

Muitos condomínios ainda mantêm a pasta de prestação de contas física, mas já existem diversas administradoras que oferecem a prestação de contas em formato digital e em tempo real, conciliando as despesas e receitas do condomínio. Assim, os moradores podem fiscalizar todas as movimentações financeiras de forma transparente.

 

Compras e cotações

 

No exemplo citado, na contratação do pintor, uma maneira de evitar o superfaturamento seria a exigência de apresentação de pelo menos três orçamentos, que seriam analisados pelo conselho fiscal. Isso evitaria que o preço do pintor fosse aceito caso estivesse muito acima dos outros orçamentos. Para isso, é necessário criar regras claras de contratação e compras, aprovadas em assembleia, garantindo assim que os moradores possam cobrar o síndico conforme o estabelecido.

 

Conflitos de interesse

 

Em diversos casos, a fraude acontece com pessoas de confiança, como parentes do síndico ou moradores que possuem empresas no condomínio. É fundamental que sejam criadas regras para evitar conflitos de interesse, proibindo, por exemplo, a contratação de parentes do síndico ou de membros da administração, bem como de empresas que tenham moradores como sócios.

 

Criação de comitês

 

Em assuntos de alta complexidade, como uma obra de grande valor, recomenda-se a criação de comitês. Moradores com experiência na área específica podem participar do processo de seleção de fornecedores, avaliando qualificações técnicas, documentações e outras informações necessárias para garantir a qualidade do trabalho prestado.

 

Bons profissionais

 

É importante que o condomínio conte com bons profissionais, para mitigar os riscos de fraudes, pois como comentado, ela geralmente não é realizada sozinha. Uma administradora, bem como um escritório de advocacia e de auditoria com boa reputação no mercado, ajuda a garantir uma gestão mais assertiva, já que esses fornecedores estão diretamente ligados à operação administrativa, financeira e jurídica do condomínio.

 

Se você conseguir se envolver ativamente, participando da gestão, poderá contribuir para a implementação de processos, procedimentos e governança no seu condomínio. Essa é a melhor maneira de assegurar que seu condomínio não está sendo vítima de fraude. Lembre-se de que a gestão é responsabilidade de todos os moradores e não se constrói do dia para a noite. Com essas dicas e o apoio de outros moradores, você certamente contribuirá para melhorar a qualidade de vida no seu condomínio.