9 de junho: Dia do Porteiro


É ele quem abre e fecha a porta, recepciona os visitantes, recebe correspondências, atende telefonemas e interfone e quem dá o primeiro “bom dia” fora de casa. Ele faz parte da rotina de quase todos os condomínios e geralmente é o funcionário que estabelece relação mais próxima com o morador. Estamos falando do porteiro, profissional cuja função é celebrada no dia 9 de junho.
Trabalhar como porteiro foi o primeiro emprego do paraibano Edmilson José de Lima, 43 anos. Ele tem orgulho de apresentar a Carteira Profissional assinada com data de 1995 como funcionário de um edifício empresarial no Parque Solon de Lucena, na capital João Pessoa.
Prestes a completar 20 anos no mesmo emprego, ao invés de apresentar cansaço, empolga-se ao falar sobre sua função. “Eu gosto do que faço. A rotina é bastante corrida, pois preciso recepcionar muitas pessoas durante o horário do expediente em que o prédio funciona. Porém tenho a vantagem que outros colegas porteiros não têm: raramente trabalho em final de semana”, comenta.
Casos como o de Edmilson não são raros. A função de porteiro frequentemente absorve jovens que estão adentrando no mercado de trabalho com pouca ou nenhuma experiência. A longevidade da contratação também é uma característica desse encargo: não é uma vaga por onde passam várias pessoas, geralmente o comum é que o mesmo porteiro permaneça na função por anos.
O porteiro exerce atividades muito importantes dentro do condomínio e, como em qualquer outra profissão, sua permanência no cargo depende da eficiência com a qual as desempenha. Para isso, existem cursos de formação e reciclagem de porteiros. O síndico deve usar isso como critério de seleção dos funcionários, pois profissionais com conhecimentos gerais na área tendem a trabalhar melhor que os totalmente inexperientes.
Caso o funcionário não tenha formação, bancar um curso de aperfeiçoamento é um investimento que com certeza trará bons frutos ao condomínio. Existem programas de curta duração (com carga horária entre 35 e 45 horas) sendo oferecidos em todo o Brasil por instituições como Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Caso não esteja sendo promovido nenhum curso desta natureza na cidade, é possível fazê-lo virtualmente em plataformas de ensino à distância.
O projeto pedagógico geralmente engloba pontos comuns ao exercício da função. “O participante aprende sobre os cuidados com o patrimônio das empresas/condomínios; como controlar o fluxo de pessoas; como recepcionar e orientar pessoas; como receber e distribuir correspondências, materiais e equipamentos; como ter atitudes pró-ativas na prevenção e combate a incêndios; Demonstrar competências pessoais relacionadas ao comportamento ético e postura profissional”, são competências especificadas no programa do Curso de Recepção e Segurança em Portarias oferecido pelo Senac Espírito Santo (ES).