Síndico profissional é opção para diminuição de conflitos


O que acontece quando ninguém quer ser síndico, seja porque não tem tempo ou não quer lidar com as dificuldades do relacionamento com vizinhos? O melhor é contratar um síndico profissional

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O síndico profissional normalmente tem experiência ou fez curso de administração de condomínios. Entre as vantagens de ser ter um administrador profissional estão o fim do desgaste do síndico com os moradores e maior dedicação à gestão.

Esses foram os motivos pelos quais os moradores do Condomínio do Residencial Belvedere, na Serra, região sul de Belo Horizonte, decidiram pela substituição do síndico morador pelo síndico profissional. Segundo a ex-síndica, Ana Maria Bernardes Ribeiro, o trabalho exercido por ela era muito desgastante, principalmente em relação aos vizinhos. Segundo ela, sempre que era necessário aprovar reformas, por exemplo, havia muitas resistências. Além disso, ela lamenta a atitude antissocial de alguns moradores, o que gerava muito desgaste. “Quando o síndico é daqui do prédio, o pessoal não leva muito a sério. Já o profissional resolve bem mais, até pela experiência e pelo tempo disponível. A gente costuma deixar as coisas para amanhã. Ele, não”, diz Ana Maria. Segundo ela, a contratação do síndico implica em custo, mas vale a pena. “Ninguém nunca queria ser síndico, mesmo quando aprovamos a isenção da taxa. Aumenta o condomínio, mas vale a pena”, afirma ela.

Profissional – É exatamente por isso que a profissão vem crescendo tanto. Síndicos que começaram com o próprio prédio começaram a expandir e precisaram constituir empresas para dar conta da demanda.

Wander Lima Vaz, diretor da ICondomínios, começou como síndico do edifício onde mora e aos poucos foi sendo chamado para gerir outros condomínios. A demanda foi aumentando e ele acabou abrindo uma empresa junto com um amigo. Hoje, ele já precisa terceirizar o serviço quando surgem solicitações em prédios de bairros mais distantes. Para Wander, um dos motivos que levam os condôminos a abdicarem da gestão dos condomínios e optarem por um síndico profissional, são as responsabilidades estabelecidas com a lei do novo Código Civil. “Ninguém diz, mas eu acredito que uma das justificativas é a penalização do síndico por seus atos falhos. Hoje ninguém tem tempo para se dedicar e se errar, pode pagar pelos erros”, analisa.

Segundo Wander, o síndico contratado tem as mesmas responsabilidades que aquele que vive ou trabalha no prédio, dependendo da natureza do condomínio, se residencial ou comercial. No entanto, ele afirma que o profissional tem olho clínico para identificar o que o condomínio precisa e o distanciamento necessário para realizar as tarefas, sem se incomodar se esta agradando a uns ou a outros. “Existem cursos para síndicos profissionais e os melhores estão em São Paulo. Mas, a realidade é que a pessoa vai aprendendo na prática, com os desafios do dia a dia, principalmente na relação com os moradores. A maioria só pensa no próprio bem estar. Ameaçam entrar na Justiça por qualquer coisa. É um direito dele, mas se você faz tudo direitinho, não assusta”, explica Wander.

Inadimplência – Outra vantagem de se ter um especialista gerindo o prédio é o pagamento das contas. Segundo Cláudio Luiz de Moura, da Apoio Serviços e Gestão de Negócios, o síndico profissional não tem medo de cara feia na hora de cobrar as taxas atrasadas. Ele conta que pegou um prédio para administrar com 30% de inadimplência, reformas por fazer e síndica cansada. Depois de um ano, ele comemora os resultados de um prédio funcionando bem, com inadimplência a 10%.

Para administrar um condomínio, Cláudio faz um check list, para saber o que está e o que não está funcionando, e a partir daí começa o trabalho. Se é um edifício problemático, comparece todos os dias para resolver as pendências. Mas com tudo encaminhado, passa a visitar o prédio cerca de duas vezes por semana ou sempre que necessário. “Depende da necessidade do condomínio e do contrato firmado”, diz ele.

Com todas essas vantagens, a contratação de síndico profissional acaba sendo muito atraente para os condomínios, mas é importante que os condôminos fiquem atentos antes de contratar. Segundo Wander é importante que o administrador seja vinculado a alguma empresa e que cobre o valor de mercado (o pagamento mínimo cobrado é de um salário mínimo, mas o total depende do tamanho e estrutura do edifício e do número de unidades). “Conheci um caso e que um autônomo foi contratado e limpou a conta do prédio e sumiu”, alerta Wander.

Características de um bom síndico profissional

  • Experiência
  • Poder de negociação
  • Conhecimento das leis e normas do condomínio
  • Firmeza
  • Bom senso
  • Disponibilidade