Controle no acesso ao condomínio deve ser rigoroso

Controle no acesso ao condomínio deve ser rigoroso

Hoje podemos afirmar que os roubos e furtos em condomínio vêm infelizmente crescendo, é sempre bom lembrar que a segurança de um condomínio envolve várias ações e equipamentos, sendo uma delas o controle de acesso.

Em um contexto no qual a criminalidade caminha a passos largos nas principais capitais brasileiras e a impunidade se faz presente em todas as esferas, o controle criterioso de quem entra no espaço privado do condomínio deve ser algo levado muito à sério, uma vez que os números de casos de invasões, roubos e furtos a condomínios só aumentam nos últimos anos. Algumas dicas são fundamentais para diminuir as chances de ser vítima de um incidente como esses. É recomendável que o porteiro tenha consigo uma lista com os nomes dos condôminos moradores bem como seus visitantes mais frequentes, os quais possuem autorização irrestrita para acessar o prédio. O mesmo se aplica aos modelos de automóvel, suas respectivas cores e placas. Só se deve permitir passagem dos cadastrados e ninguém mais. Quaisquer outras pessoas, tais como prestadores de serviço, entregadores de encomendas e visitas menos frequentes só devem entrar no imóvel mediante prévia identificação e autorização do condômino ao qual vai se dirigir. Exceções à regra devem ser sempre combatidas e infrações devem ser punidas, em nome da segurança coletiva.

A rigidez, por vezes, desagrada a porteiros e vigilantes, que veem sua atividade acrescida de muito mais tensão, cobranças e necessidade de atenção. Alguns moradores também entram no time dos que reclamam e acham desnecessária tanta burocracia para adentrar o prédio. Parece exagero, mas não é. Existem vários casos em todo o Brasil que ilustram essa necessidade e não são raros os casos em que os assaltantes preferem o enfrentamento com a polícia e acabam ferindo alguém para consumar o crime, ou seja, uma vez descobertos e dentro do condomínio a situação poderá complicar bastante.

Um aspecto importante a ser ressaltado nesse viés, diz respeito à necessidade de se contar com uma equipe de funcionários treinada, treinamento é segurança, de nada adianta ter todo um aparato de equipamentos e tecnologia, sem o treinamento dos funcionário próprios ou terceirizados, a equipe de segurança e controle de acesso deve estar atenta a qualquer movimento atípico e pronta para agir e tomar as decisões certas num momento crítico. Capacitações e reciclagens com empresas sérias, compostas por instrutores experientes e capacitados nesta área não devem ser vistos como perda de tempo ou dinheiro pelo síndico, mas sim como um investimento muito importante na segurança do condomínio e de todas as pessoas que ali vivem, trabalham e circulam.