Implantação de portaria remota pode enxugar até 70% das despesas do condomínio

Implantação de portaria remota pode enxugar até 70% das despesas do condomínio

Não é necessária uma análise muito aprofundada das contas do condomínio para chegarmos à conclusão de que o pagamento de funcionários é, de longe, a maior despesa. Manter um funcionário, cumprindo à risca todas as obrigações trabalhistas da legislação vigente, é um investimento bastante caro.

A tecnologia pode ajudar a enxugar os gastos com pessoal e assim reduzir até 70% das despesas gerais. A implantação de uma portaria remota já é uma tendência forte verificada em prédios corporativos e residenciais em todo o Brasil. Em que consiste essa portaria remota? Basicamente, a função de “porteiro” fica a cargo de uma central de monitoramento terceirizada, com acesso às câmeras, aos interfones e ao acionamento de portas e portões de todo o imóvel. Há empresas especializadas nesse tipo de trabalho remoto.

Contudo, embora possua vantagens, esse modelo apresenta limitações e é indicado para prédios com um perfil específico, não para todos. Especialistas em segurança patrimonial recomendam o uso de portaria remota para condomínios com uma entrada de portaria e, no máximo, 40 unidades, edifícios maiores poderiam ter o sistema prejudicado em momentos de pico de acesso, o que criaria um pequeno risco de invasões. Condomínios maiores e com diversas entradas de veículos e de pedestres, precisam de uma avaliação minuciosa e um projeto bem detalhado para serem aplicados esses serviços, mas é possível sim a implantação segundo Walter Uvo Diretor Geral de uma empresa do segmento que possui um condomínio em operação com 164 unidades, e garante que a operação é extremamente segura e confiável.

Todavia, condomínios de pequeno e médio porte geralmente se adaptam bem e apresentam uma significativa melhora na sensação de segurança, pois além da garantia de monitoramento 24h, há empresas que oferecem rondas presenciais (todos os serviços devem estar discriminados em contrato). Com a portaria remota, minimizam-se os riscos de o porteiro ser rendido em seu posto de trabalho e assim ser obrigado a liberar acesso de criminosos.

Outro aspecto em que a portaria remota “bate” a convencional é a atenção exclusiva: o porteiro remoto estará 100% atento aos comandos da sua função, enquanto que na presencial o porteiro, muitas vezes é desviado de seu serviço por influências externas, até mesmo moradores que o distraem, ressaltando também o fato de que alguns dormem em horário de serviço.

O especialista em segurança Cezar Loureiro, ressalta que é de total importância que os usuários do condomínio estejam envolvidos no processo de transição da portaria, recebendo instruções sobre como proceder. “O controle de acesso digital, usando cartão ou chaveiro de proximidade, é muito mais prático que os modelos mais comuns, porém é o morador que deverá ficar atento para confirmar se está devidamente fechado. Além disso, sem o porteiro o morador deverá receber as entregas, tomando cuidado com a segurança. São ações simples, mas que precisam ser bem combinadas visando o bem comum”, alerta.

É importante ressaltar os cuidados a serem tomados na identificação de um serviço adequado ao seu condomínio, como por exemplo:
• Procure exigir da empresa que está contratando se responsabilize pelos links de internet necessário, se possível exiga links dedicados e profissionais para garantir uma maior estabilidade do serviço;
• Avalie se o projeto que está sendo proposto está adequado e possui a integração suficiente com o sistema de alarme de incêndio, pois atualmente essa é uma responsabilidade do porteiro 24 horas e diante de uma vistoria futura dos bombeiros, esse ponto será questionado e exigido para emissão do AVCB
• Verifique as instalações e a central de monitoramento da empresa que está propondo o serviço, se possível visite alguns clientes para que possa colher referências e saber como a operação se comportará diante de situações do dia a dia.
• Verifique qual será a fonte de energia secundária que fará o sistema continuar a funcionar no caso da falta de energia pela concessionaria.
• Exija contratualmente de forma clara e objetiva os tempos previstos para atendimento técnico diante de problemas críticos, como por exemplo portão de veículo quebrado.
• Pesquise o histórico da empresa nos meios de defesa do consumidor e sites como Reclame Aqui por exemplo.

Após o investimento inicial com os equipamentos (câmeras, fechaduras, controle de acesso entre outros itens), pagamento de despesas com demissão de funcionários, entre outros custos, a média de redução na taxa condominial é de 40%., empresas prestadoras desse tipo de serviço garantem que a redução pode chegar a até 70%, pois o pagamento de salário e encargos para os porteiros seriam o principal gasto.