Inadimplência, um problema que tem solução

Inadimplência, um problema que tem solução

Todos síndicos que têm grande inadimplência em seu condomínio sabem que sem dinheiro fica difícil honrar contas, planejar melhorias, o problema se resume no efeito “cascata” onde as consequências são muito nocivas a todos.

Nem sempre a falta de pagamento traz apenas problemas financeiros aos moradores do prédio, mas também traz aborrecimentos entre vizinhos, falta de melhorias no condomínio e obras que acabam não acontecendo, para acabar ou pelo menos amenizar as dívidas de taxas condominiais já existe solução que não se resume apenas a dicas para economia de energia, água, ações judiciais, corte de funcionários, etc. O mercado imobiliário conta com soluções mais completas, como a cessão de crédito para condomínios residenciais ou comerciais, em outras palavras, trata-se da compra da dívida da inadimplência ou ainda a garantia de recebimento da cota condominial.

Veja como funciona e suas vantagens:

A cessão de crédito se faz através da compra da inadimplência à vista, entre suas vantagens está em acabar com o ônus de todo acompanhamento de processos judiciais relacionados às cobranças dos devedores, retira do síndico o problema de se indispor com o condômino, acaba com a questão do condômino adimplente precisar arcar com os custos do condômino inadimplente, além de gerar um fluxo de caixa garantindo mais sustentabilidade financeira ao condomínio, em resumo o condomínio que optar por esta solução, também passa para a empresa a responsabilidade de cobrança do condômino devedor, além de todo o processo burocrático.

A solução da inadimplência oferece duas modalidades para o síndico, que são: a compra do passivo da inadimplência à vista e a garantia do recebimento total das cotas vincendas. Da forma à vista, é adquirido o passivo da inadimplência total, independente se ela for administrativa ou jurídica. Após a análise da documentação, o condomínio recebe uma proposta com valor de desconto sobre o valor atualizado da dívida, com multa, juros e correção monetária, o processo é bem rápido e simples.

Na modalidade garantido, a solução propõe a antecipação do recebível total mensal das cotas condominiais por períodos renováveis de seis meses com desconto de 6% a.m, mas para a aquisição desse produto, o condomínio deverá obrigatoriamente haver optado pela cessão do passivo da inadimplência condominial.

É importante que síndicos e administradores avaliem a necessidade de ações para diminuir a inadimplência e viabilizar o bom andamento do condomínio como um todo, para isso as dívidas não podem acumular e por fim dificultar a gestão, então o uso da cessão de credito poderá sem dúvidas auxiliar bastante na administração financeira do seu condomínio.

comercial@creditcon.com.br