A tecnologia no controle de acesso é essencial para prevenir arrastões

A tecnologia no controle de acesso é essencial para prevenir arrastões

Atualmente, os meliantes não têm poupado esforços para assaltarem os condomínios, quer utilizando de artimanhas dissimuladas, enganações, quer usando de violência planejada para invadirem os prédios, tudo para alcançarem seus objetivos delituosos.

        No começo de maio tivemos um arrastão num prédio no centro de SP onde três homens foram presos e dois carros clonados foram apreendidos. Imagens mostram assaltantes fora do prédio, na garagem e em fuga. Imagens de câmeras de monitoramento mostram os três homens apontados como os autores do assalto na frente do prédio antes da ação, conversando com tranquilidade. Há também registros da garagem, onde eles passam a esconder o rosto com máscaras. Imagens gravadas por uma moradora pelo celular mostra a fuga dos assaltantes, armados, pulando o muro. (Fonte R7.- Record TV de 05 de maio de 2020).

Analisando-se este e outros fatos podemos verificar que o segredo para invasões dos prédios está em suas entradas de pedestres e/ou veículos, isso ocorre por falhas de procedimentos por parte de moradores e colaboradores, assim como pela ousadia dos ladrões. Para tanto, devem-se tomar algumas precauções básicas nestes locais, iniciando-se pela identificação de toda e qualquer pessoa estranha que queira entrar no prédio, e nunca se esquecendo do detalhe de que esta triagem deve ser feita enquanto a pessoa está na parte externa do condomínio. O porteiro deve ser instruído para nunca, abrir os portões se não tiver certeza de quem seja, bem como ter autorização expressa do morador, síndico ou zelador para a entrada de pessoas estranhas.

Com a atual situação de pandemia devido ao Coronavírus e a obrigatoriedade em se utilizar máscaras de proteção, as identificações devem ser mais rigorosas para se ter absoluta certeza com quem está se falando, porém essa rotina pode se tornar mais difícil, pois  a visualização e identificação por parte do porteiro fica prejudicada pela máscara. Para diminuir erros, a tecnologia deve utilizada, onde se pode dispor de sistemas biométricos de identificação até aplicativos com dispositivos de QR Code para controle e liberação de acessos.

Na entrada de veículos o cuidado deve ser especial uma vez que é um acesso de alta vulnerabilidade. Deve-se usar controle remoto manual, com anti-clonagem passando por sistemas automatizados de leitura por Tags RFID/UHF até controles por leitura de placa LPR, tudo isso para evitar a interferência humana. O perímetro também deve ser protegido e controlado com barreiras como cerca elétrica moderna e inteligente para se prevenir e evitar invasões ou mesmo fugas por esse local. Todas as áreas vulneráveis e de movimentação devem ser monitoradas por sistemas de CFTV de preferência digitais, com captação de imagens e sons além do alerta em situações de emergência.

É agindo preventivamente que podemos minimizar os riscos e dificultar o acesso de “visitantes indesejados” que querem é nos fazer vítimas.

               elias@suat.com.br