Acidentes com eletricidade: saiba como prevenir

Acidentes com eletricidade: saiba como prevenir

De acordo com a (Abracopel) Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, o Brasil vive atualmente uma onda crescente de acidentes envolvendo eletricidade.

O número de acidentes com eletricidade aumentou no ano passado em relação a 2015, totalizando mais de 1300 casos. A previsão para 2017 continua tão desfavorável quanto a do ano passado e muito disso se deve à desinformação e negligência.

O Nordeste é a região brasileira mais afetada pelos acidentes, os quais incluem choques elétricos, descarga atmosférica e incêndios gerados por curto circuito. Uma parte considerável desses incidentes – muitas vezes fatais se dá pela instalação inadequada de fiações elétricas e também pelo uso de materiais de baixa qualidade ou incompatíveis para a função que precisam desempenhar.

O condomínio deve sempre zelar pela segurança em suas obras elétricas e jamais contratar serviços e comprar materiais apenas visando o barateamento dos custos. Nesses casos, a economia pode sair bastante cara e os prejuízos podem atingir inclusive a integridade física de moradores e funcionários. Sendo constatada a negligência durante a obra ou nas manutenções, o síndico pode responder legalmente pelos efeitos negativos de um acidente elétrico.

Alguns cuidados preventivos devem ser tomados na hora de proceder com um serviço elétrico no prédio. Confira:

  • Elaboração de projeto: Todo serviço elétrico deve ser planejado previamente por um profissional, obedecendo à norma técnica NBR 5410 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O projeto fará o dimensionamento dos componentes afim de evitar sobrecargas, que podem resultar em um aumento do consumo de energia e, pior, colocar em risco a segurança.
  • Mão de obra especializada: é fundamental ter gente competente executando o projeto. Nunca contrate um profissional apenas levando em consideração o menor preço do serviço, pois o resultado final de um projeto mal elaborado pode levar a um aumento do custo da obra. Antes de contratar, verifique a credibilidade, busque referências positivas e escolha pela qualidade e não pelo preço.
  • Material: Outro quesito com o qual não se deve escolher apenas por economia. Escolha produtos compatíveis com a necessidade demandada, sempre observando se estão de acordo com as normas técnicas da ABNT e possuem certificação do Inmetro. O material de má qualidade ainda pode resultar em queda constante dos disjuntores, curtos-circuitos e incêndios.
  • Aterramento: Segundo a NBR 5410, o sistema de aterramento é um item de proteção obrigatório. Ele deve estar previsto no projeto previamente elaborado por um engenheiro eletricista. Esse mecanismo oferece um caminho seguro para que as descargas elétricas que poderão ocorrer no local sejam direcionadas para a terra, além de proteger as pessoas contra choques elétricos.