Auditoria condominial o porque de contratar?

Auditoria condominial o porque de contratar?

Auditoria em condomínios deixou de ser um mito. Ela não representa apenas um instrumento para identificação de fraudes, mas acima de tudo, visa auxiliar a administração em seus procedimentos internos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Auditoria é um exame minucioso e sistemático das atividades do Condomínio, com enfoque na validação dos procedimentos financeiros, fiscais, tributários e legais.  Processos de auditoria estão presentes, atuando de forma determinante na avaliação de riscos. Devemos sempre considerar que uma gestão financeira idônea, ética e transparente é o alicerce para o síndico e, a auditoria por meio de metodologia de avaliação, diagnóstico e relatórios, evidenciam os principais aspectos dessa gestão.

Muitos síndicos perguntam por que contratar uma auditoria? Que ganhos e segurança terei na gestão condominial? De que forma a auditoria pode atuar no meu condomínio? Que procedimentos devo adotar na escolha do profissional? Como compartilhar com os condôminos?

São necessárias respostas para tantas perguntas e incertezas, diante dos problemas que muitos síndicos podem vivenciar no dia-a-dia do seu condomínio. Neste artigo, vamos responder, mesmo que de forma resumida, a esses questionamentos.

PORQUE CONTRATAR UMA AUDITORIA –  Para transparência quando se assume ou entrega a função de síndico; para respaldar a aprovação de contas anual; para validação de procedimentos do dia a dia e outros.  Não esqueça de levar a contratação da auditoria para aprovação em assembleia.

AUDITORIA PREVENTIVADetecta oportunidades, ajustes ou melhorias antes que haja perdas financeiras desnecessárias.  Ter um auditor independente e imparcial analisando mensalmente as contas do condomínio é sinônimo de transparência e tranquilidade ao síndico, conselho e moradores.

 AUDITORIA CORRETIVAEssa metodologia detecta irregularidades ocorridas que podem ter gerado perdas financeiras ao condomínio, mas que servirão para atribuição das responsabilidades bem como recomendação de ações para se evitar novas incidências.

 O QUE ESPERAR DO RELATÓRIO DE AUDITORIAUma conclusão que suporte e respalde a recomendação ao conselho e assembleia, pela aprovação ou não das contas do condomínio ou ainda, recomendação para alteração de procedimentos que não transmitam a transparência necessária das ações tomadas.

 REMUNERAÇÃO  Alguns fatores determinam o custo mensal dos trabalhos de auditoria como a análise de risco que está diretamente vinculado ao valor envolvido (rateio mensal), tamanho do condomínio e as caraterísticas de cada um (número de unidades, funcionários orgânicos ou terceirizados e, etc).  Por esse entendimento, quanto mais complexa e trabalhosa a auditoria, maior a tendência de a remuneração do auditor também ser maior.

ESCOLHA DO PROFISSIONAL –  A escolha do profissional é subjetiva, porque, normalmente, o contratante não detém conhecimentos que possibilitem analisar tecnicamente uma proposta apresentada.  Peça referências e verifique se o profissional está habilitado pela sua entidade de classe para realizar tal trabalho.

roseli.costa@raeassessoria.com.br