Como individualizar água em prédios antigos

Como individualizar água em prédios antigos

O retrofit hidráulico é uma solução pouco invasiva, evitando grandes obras e garantindo a modernização do sistema de medição

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

 Com o início da vigência da Lei Federal 13.312, que obriga os condomínios entregues a partir de julho de 2021 a adotarem a medição individualizada de água, muitas construções finalizadas antes do prazo estipulado pela legislação procuraram se adequar aos padrões de sustentabilidade. No entanto, em prédios onde a estrutura não foi projetada para a instalação de hidrômetros individuais, há sempre a dúvida sobre o tamanho e os custos da obra.

Para adaptar as unidades para a individualização, sem que seja necessária uma grande reforma, mantendo a tubulação oculta, empresas modernas e qualificadas utilizam o retrofit hidráulico. Esta técnica pouco invasiva permite a modernização de estruturas mais antigas, implantando equipamentos de última geração. Em edificações onde redes internas alimentam apartamentos ou escritórios, utilizando esse método de renovação, a instalação é feita em cada um dos pontos e o consumo é obtido pela soma dos medidores.

A partir do retrofit hidráulico, os projetos de individualização de água se beneficiem da tecnologia de machine learning (traduzido literalmente do inglês como “aprendizado da máquina”). “Este conceito permite que, depois de um estudo do consumo do condomínio, os hidrômetros não precisem ser instalados em todas as prumadas das unidades, somente em registros estratégicos, que garantem a precisão da aferição em mais de 90%”, explica Marcos Rizzo, engenheiro elétrico e CEO de uma empresa de tecnologia voltada para eficiência hídrica e energética. Dessa forma, o machine learning possibilita uma redução nos custos de implantação.

A instalação de sensores individuais com tecnologia de ponta elimina ainda a necessidade da medição presencial, uma vez que a leitura é feita por telemetria, ou seja, os dados são enviados para uma central que capta as informações e gera os relatórios de consumo de maneira remota. Com o armazenamento dos dados na nuvem, os condôminos também conseguem monitorar de perto o uso dos recursos em seu imóvel, por meio de um dispositivo, o smartphone, tablet ou computador com acesso à internet, agilizando a descoberta e o conserto de vazamentos.

A individualização de água traz benefícios para todos os condomínios, resolvendo o tema do consumo coletivo em assembleias, ajudando os condôminos a conhecerem seus hábitos e possibilitando a cobrança justa, pelo volume realmente consumido.

Para que o serviço seja realizado de forma eficiente, trazendo valorização para o patrimônio, o ideal é que a instalação seja contratada com uma empresa que preza pelo alto padrão e qualidade de seus serviços.

 

comercial@ioutility.com.br