Como reduzir os custos na gestão de condomínios

Como reduzir os custos na gestão de condomínios

É fundamental que os gestores tenham o controle preciso sobre 4 itens que compõe as despesas

 É importante que o gestor (síndico e administradora) façam uma análise na estrutura de custo atual do condomínio. Como por exemplo a composição das despesas ordinárias, referente a condomínios residenciais:

Olhando para o gráfico depois de compostas e lançadas as despesas vemos que 84% dos gastos são realizados com os salários dos funcionários, consumo de água, energia e elevadores. O controle dessas despesas resulta em maior eficiência financeira, permitindo um acompanhamento mais preciso dos diversos itens. Seguem abaixo algumas dicas que auxiliaram os gestores no controle das despesas:

Salários: a) Verificar se há excesso de horas extras, em função da grande demanda de trabalho para o atual quadro de funcionários. Caso seja constatado que realmente os funcionários estão sobrecarregados, o mais indicado é contratar mais um funcionário. No entanto, se ficar comprovado que há apenas camaradagem por parte do zelador ou do gerente predial, as horas extras devem ser cortada. Elas encarecem não só o salário do mês, mas as férias e o 13º salário. Caso essa prática ocorra a mais de um ano, para serem cortadas, deverão ser indenizadas seguindo a norma da supressão das horas extras; b) Analisar o critério para concessão de férias que devem seguir o estabelecido por lei, havendo a obrigatoriedade de descasar 2/3 do que o funcionário tem direito as férias. Poderá ser negociado 1/3; c) Evitar o rodízio de pessoal, em função da contratação não adequada, acarretando indenizações frequentes.

Consumo de água: a) Controlar diariamente o consumo para evitar vazamentos inesperados; b) Vistoriar com periodicidade os apartamentos; c) Estabelecer critérios para lavagem das áreas comuns; d) Incentivar os moradores e os funcionários para o uso racional da água; e) Substituição de torneiras e vasos sanitários que possuam duplo comando; f) Instalar redutores de vazão; g) Implantar o reuso de água; h) Medição individual do consumo.

Energia: a) Instalar minuterias ou sensor de presença; b) Substituir lâmpadas fluorescentes por LED; c) Reformar quadros de força antigos; d) Modernizar os elevadores; e) Aquecimento solar.

Elevadores: a) Verificar o tipo de contrato estabelecido com o condomínio; b) Exigir peças novas e originais; c) Usar racionalmente os equipamentos; d) Elaborar circulares que alertem os moradores sobre o uso irregular dos elevadores.

Manutenção: a) Realizar pesquisa de mercado constantemente; b) Adquirir conhecimento sobre o que será contratado; c) Ter um escopo realizado por profissional que não irá fornecer o material ou serviço, visando dar maior eficiência e transparência na contratação; d) Exigir que todos os itens negociados sejam detalhados no contrato e na emissão da nota fiscal; e) Dar prioridade à manutenção preventiva que possui custo menor quando comparada com a corretiva.

Rosely Benevides de Oliveira Schwartz, autora do livro Revolucionando o Condomínio – Editora Saraiva – 15ª Edição, coordenadora e professora do curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional da FECAP, participa do site www.ocondominio.com.br