De olho na água

De olho na água

A crise hídrica no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo já não é nenhuma novidade para a população, e apesar de atualmente nossos reservatórios de água já apresentarem uma boa recuperação em função das chuvas do verão, ainda é uma preocupação, pois os níveis ainda não chegaram onde deveriam estar, por isso as campanhas de economia continuam, nos condomínios a preocupação dos síndicos ainda é muito presente, ou seja, todos estão de “olho na água”.

Não apenas hábitos foram repensados, mas muitas vezes os condomínios investiram também em tecnologia e infraestrutura para poder lidar melhor com este recurso fundamental a vida humana. Durante o ano de 2015 foram apresentadas muitas formas de economia de água e formas de reposição de água nos condomínios tais como; a individualização de água, os poços artesianos, a água de reuso, o cuidado com as piscinas, válvulas redutoras de pressão, métodos de irrigação de jardins, caminhão pipa, etc…

Atualmente controlar o nível de água na caixa d’água em condomínios é fundamental e ter este controle pode ser um problema quando o acionamento e desligamento da bomba de água ou de recalque é manual, ou seja, é necessário alguém ali, prestando atenção ao nível certo da água no reservatório, para a solução deste problema foi criada uma tecnologia via rádio que permite o acionamento da bomba de maneira remota e automática, funciona em condomínios onde não é possível passar um fio entre a caixa d’água e a bomba, ou onde até é possível, mas a distância é muito longa.

Como funciona a automação

O rádio transmissor fica instalado do lado de fora do reservatório, conectado a uma bóia de nível, que é ajustada em um volume desejado. Quando a bóia está abaixo desse nível, o rádio transmissor é acionado e envia um sinal para o rádio receptor instalado próximo ao painel da bomba, ligar e desligar a mesma.

O alcance do sinal do rádio é de até 10 km. Vale lembrar que a frequência do rádio é autorizada pela Anatel,ou seja, é uma frequência livre de pagamento e que não interfere em outras faixas.

A instalação de quatro sensores de nível no reservatório monitora o nível da água de maneira remota. Assim, à medida que a quantidade de água vai variando, o painel do rádio receptor mostra em qual patamar a caixa d’água se encontra.

Fica mais fácil para saber, por exemplo, quando o nível vai ficar crítico e talvez seja o caso de chamar um caminhão pipa ou acionar o poço para evitar a falta de água.

Também evita que um funcionário tenha que parar seus afazeres duas ou três vezes ao dia para checar o nível da caixa, o que acaba impactando em mais tempo do colaborador em outros serviços.

Custos

O custo depende, principalmente, da distância entre o reservatório e as bombas para a automação, e do reservatório e a guarita, para monitoramento.

Instalação e garantia

A instalação é geralmente feita por um eletricista contratado pelo condomínio, pois é feita de maneira muito simples e assim fica mais fácil e barato, pois são quatro fios apenas, um bom eletricista dá conta, com tranqüilidade.