Mais saúde: Quadras poliesportivas combatem sedentarismo

Mais saúde: Quadras poliesportivas combatem sedentarismo

As quadras poliesportivas são equipamentos muito bem-vindos nos condomínios não apenas como ambientes de lazer, mas também como espaços propícios à atividade física e combate ao sedentarismo. Como o próprio nome sugere, essas quadras são versáteis e possibilitam o uso voltado para a prática de múltiplas atividades desportivas, o que incentiva um hábito de vida mais saudável.

Por isso, pensar em construir um espaço assim no prédio não deve ser encarado como “mais um gasto” e, sim, como uma oportunidade de investir no lazer e saúde de crianças, jovens e, por que não dizer, também de adultos e idosos. Além disso, as quadras agregam valor ao edifício, pois disponibilizar uma área destinada à prática esportiva é um diferencial em condomínios e pode configurar fator decisivo na hora da compra de um imóvel. A construção de uma quadra esportiva ou quadra poliesportiva é um projeto que engloba soluções de segurança, conforto e performance, incluindo a escolha do equipamento mais apropriado em termos de demanda e de compatibilidade, como com a rede elétrica, entre outros fatores. Pela complexidade do projeto de construção ou reforma de quadra esportiva, recomenda-se a contratação de uma assessoria especializada em arquitetura esportiva.

O isolamento da área é um aspecto a ser pensado já desde o início e as telas de arame são de grande utilidade no cercamento dessas áreas. Elas são muito utilizadas em quadras esportivas, porque garantem segurança e liberdade nas jogadas, evitando que as bolas atinjam pessoas que estejam ao redor. As são fabricadas sob medida, com ou sem revestimento em PVC, e geralmente estão disponíveis em diversas cores (branca, cinza, verde, azul etc). Para quadras poliesportivas é indicada tela em arame fio 12, malha 2,5” ou 3”.

Os alambrados são alternativas mais resistentes e eficientes contra depredações, porém mais custosas. Eles também se apresentam como opção mais durável (três vezes mais do que as telas comuns) e de rigidez elevada, permitindo maior espaçamento entre mourões (média 3,50m), além de dispensar o uso de fios tensores, tornando-os mais leves. Tudo isso porque os alambrados são fabricados com arames de alta resistência (50/60 Kgf/mm²) e possuem galvanização pesada, maior que 240 g/m².

No planejamento de custos, é importante lembrar que, assim como qualquer outro equipamento de uso comum do prédio, as quadras poliesportivas também precisam serem assistidas por empresas de manutenção especializada, rotina que garante o prolongamento da vida útil das instalações e permite a utilização dela sempre nas melhores e mais seguras condições. Durante a vistoria regular, devem ser inspecionadas a resistência da tela que isola a quadra, as condições de estruturas metálicas como traves, a visibilidade das demarcações do campo e a qualidade do piso.