Novembro azul e a importância da saúde masculina

Novembro azul e a importância da saúde masculina

O instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, no Brasil. Esse dado alarmante vem ao encontro de uma outra estatística que assusta, entre a população masculina que desenvolve neoplasias malignas, o câncer na próstata é a causa em 28,6% dos casos e é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma)

O “Novembro Azul”, é uma campanha nacional realizada por diversas entidades em prol da conscientização acerca da saúde masculina de forma integral e, especialmente, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce das doenças da próstata. A campanha aborda também outras questões da saúde do homem, como o câncer de pênis, controle da pressão arterial, diabetes e saúde mental.

Exclusividade masculina – A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).

O câncer de próstata mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Rastreamento e diagnóstico precoce – O câncer de próstata tem altos índices de cura quando detectados precocemente, porém nem sempre isso acontece devido ao preconceito que muitos homens ainda têm de ir ao médico. Dessa forma, em muitos casos, a doença só chega a ser descoberta em fase mais tardia, quando já começou a debilitar o organismo, dando sintomas, ou seja, estágios mais avançados e com menores chances de intervenções resolutivas.

O médico urologista é o especialista indicado para conduzir um check-up da saúde masculina, por meio de exames clínicos, testes laboratoriais, exames endoscópicos ou radiológicos. Assim, é possível fazer um rastreamento em homens assintomáticos (sadios), mas que estão mais propensos a desenvolver (com fatores de risco) ou um diagnóstico precoce em pessoas que já possuem sintomas. Os exames iniciais são o toque retal para averiguar a consistência da próstata e a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue.

São considerados fatores de risco para vir a desenvolver o câncer de próstata:  histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão e/ou tio; ser da cor negra; obesidade. Diante disso, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista fazer seus cuidados preventivos.