Por que o síndico deve se manter atualizado diante de sua função?

Por que o síndico deve se manter atualizado diante de sua função?

Hoje em dia, como em qualquer profissão, a qualificação do síndico para exercer suas funções administrativas é fundamental e de extrema importância para que a gestão seja cada dia mais responsável e conhecimento sobre as decisões

O cargo de síndico se renova a cada dois anos em geral, portanto estar bem informado quanto as mudanças do mercado condominial é imprescindível para se manter no cargo e buscar o melhor bem-estar e convivência dos condôminos.

“É primordial que o síndico se mantenha atualizado visto as mudanças frequentes das leis, normas, regulamentos e atualizações no mundo da informatização”, resume o síndico profissional Valdir Barros. Ele ainda cita que grupos especializados podem ajudar nessa questão com informações quase que diariamente em tempo real, mas outra facilitadora dessa atualização é a internet, porém com critérios onde as fontes devem ser confiáveis com credibilidade.

Essa profissionalização surgiu do próprio mercado que busca por síndicos mais capacitados em realizar uma gestão de qualidade. No entanto, para isso, além de cursos que dão suporte teórico e atualizações das mudanças, os profissionais da área podem contar com apoio de workshops, eventos, seminários, para adquirirem mais conhecimentos e estarem preparados as mudanças que virão.

Por mais que o síndico seja um profissional generalista, ou seja, que entenda um pouco de tudo; ainda assim, ele precisa estudar assuntos relacionados ao condomínio, fazendo com que sua gestão se torne cada vez melhor. “A comunicação, transparência e presença são os três principais fatores que auxiliam na boa gestão do condomínio”, explica Valdir.

É preciso que o síndico saiba diferenciar o que é realmente relevante daquilo que não influencia sua gestão. De nada adianta mostrar que tem certificado para atuar como síndico, mas na prática não possui o conhecimento necessário, por exemplo, entender a previsão orçamentária dos serviços prestados em um condomínio. Se não tiver fundamentos básicos de finanças, não há como questionar ou criticar valores ou até mesmo para onde está indo o dinheiro. A responsabilidade civil e criminal para toda e qualquer decisão sempre vai recair no síndico, então é preciso sim ter base de conhecimento.

Os condôminos também podem fazer sua parte checando informações e mantendo-se por dentro das decisões que estão sendo tomadas onde ele mora.

É importante deixar claro que nem todo brasileiro é técnico de futebol, muito menos síndico de condomínio. Ter uma opinião sobre determinado assunto não te torna especialista nele. Porém os síndicos, assim como os técnicos, devem ser profissionais qualificados que estudaram para exercer sua função.

Andressa Schmidt