Verão: cuidados que os síndicos devem adotar para o período de calor

Verão: cuidados que os síndicos devem adotar para o período de calor

O mês de dezembro abre o verão no hemisfério sul e de acordo com a previsão dos cientistas, o ano de 2023 será o mais quente dos últimos 150 mil anos.

Para o verão ser uma delícia, é importante que os síndicos montem um planejamento para lidar com as questões inerentes ao clima. O calor aumenta o uso de ar-condicionado, o uso das piscinas, o aumento do uso e consumo de água e tudo isso vai gera consequências.

Evitar o desperdício de água é a primeira dica para o período. É um bom momento para troca de válvulas, redução do registro geral de forma que não prejudique o funcionamento, uso consciente das máquinas de lavar e da água no cotidiano. O calor também vai exigir um aumento do consumo de energia elétrica, com mais tempo de uso de ventiladores e ares-condicionados.

Desta forma, é importante que síndico e condôminos também pratiquem o consumo consciente da energia elétrica, ou pelo menos preparem os apartamentos e o próprio edifício para lidar com eventuais quedas de energia, se o dimensionamento de carga não estiver adequado a demanda.

Saiba como prevenir o seu condomínio contra os impactos do verão

  • Instale lâmpadas de emergência;
  • Realize a manutenção das células de energia dos no-breaks;
  • Utilize geradores no condomínio e verifique se a manutenção do mesmo está em dia;
  • Faça um projeto para implantação de energia alternativa.

A inspeção predial anual é uma prática indispensável e fundamental também neste período do ano. Conforme definição do Código Civil – Art. 1.348, o síndico deve guardar as partes comuns do prédio e zelar pela prestação dos serviços de interesse dos condôminos.

Medidas de manutenção são todas muito importantes, mas no verão algumas serão prioritárias como: filtros de piscinas, tratamento da piscina, moveis de piscina, bombas d’água, grupos geradores, luzes de emergência, controle de pragas, enfim medidas especificas, e porque não dizer, sazonais.