É momento da gentileza, reconhecimento e aproximação.

É momento da gentileza, reconhecimento e aproximação.

Está chegando a época do ano em que quase todos ficam mais sentimentais, ansiosos, empenhados em deixar tudo preparado para o final de ano.

As aguardadas festas, os presentes, mimos, gestos, reconhecimentos, ocorrem de maneira mais intensa. Principalmente no ambiente corporativo.

E no ambiente dos condomínios? Já reparou que ainda é muito incipiente e que a maioria das iniciativas partem dos moradores? Isso precisa ser mudado.

Para o síndico que nos lê proponho em realizar uma festa, um almoço, um café, uma confraternização aos colaboradores do condomínio. Sejam terceirizados ou orgânicos.

Raramente eles têm essa oportunidade e reconhecimento, enquanto a grande maioria das empresas realiza essas atividades. Porque não no condomínio? Não estou falando de brinde ou “caixinha”. Minha proposta aos colegas é uma atividade coletiva em reconhecimento ao trabalho incansável dos colaboradores do condomínio. Fará toda diferença para eles ter esse reconhecimento.

Aos moradores dos condomínios proponho, além de algum valor para o “caixinha” (que faz muita diferença aos colaboradores que aguardam ansiosos por isso), do panetone ou qualquer brinde, que deem atenção a eles. Uma palavra gentil de agradecimento, um muito obrigado pelo que fizeram ao longo do ano, vai deixa-los felizes. É raro receberem elogios e reconhecimento. Isso muda o ambiente coletivo de trabalho. Peça para seu filho(a) escrever um bilhete de agradecimento e entregue em mãos. Ou faça um cartão de boas festas.

Tudo isso é muito comum em qualquer empresa privada ou pública e estes gestos e acontecimentos são naturalmente aguardados. Infelizmente, no meio condominial, são exceções. Justamente no ambiente onde residimos, interagimos, circulamos, usufruímos, os colaboradores são, em grande maioria, ignorados. Parecem invisíveis aos olhos da maioria.

E muitos deles estarão ausentes e longe de suas famílias nos dias de Natal e Réveillon. Para atender as nossas famílias. E trabalham dobrado pelo volume de visitas para as festas que ocorrem nos lares dos condomínios.

Convido todos a repensarmos nossas atitudes em relação ao ambiente condominial. E também aos vizinhos. Os gestos de gentileza estão se tornando raros. Do básico bom dia ao encontrar alguém, até fazer um bolo, uma torta, e entregar um pedaço ao vizinho que gostamos. Como diria o Profeta Gentileza: “Gentileza gera gentileza”. Vamos tornar nosso condomínio e nossos lares um lugar diferente e melhor no próximo período? Vamos nos lançar nesse desafio?

Muito disso depende dos gestores e a forma como estimulam e conduzem os assuntos e conflitos nos condomínios. Mas depende muito mais do esforço individual e que se torna coletivo quando há engajamento. Para se chegar a algum lugar precisamos dar o primeiro passo. Comece hoje e convide outros. O mundo condominial precisa respirar e se tornar um ambiente menos “combativo” e mais leve. Até a próxima edição!

roger@prosperoservicos.com.br / @prosperoprosindicatura