Nova regra estabelece gratificação para profissionais de limpeza e conservação terceirizados

Nova regra estabelece gratificação para profissionais de limpeza e conservação terceirizados

O acordo entre os sindicatos SEAC-SP e SIEMACO-SP trouxe no dissídio 2025 o aumento salarial, melhorias nos benefícios e um novo Prêmio Assiduidade para valorizar ainda mais o trabalho dos terceirizados

            Uma nova regra foi estabelecida a partir da Convenção Coletiva de Trabalho em 2025, ela pode trazer mudanças para os síndicos na administração do orçamento do condomínio. Trata-se da implementação do prêmio de assiduidade para os profissionais responsáveis pela limpeza e conservação dos ambientes contratados através de empresas terceirizadas.

O dispositivo incluído a partir deste ano é uma forma de incentivar a presença e reduzir o absenteísmo, que é quando o profissional tem problemas de pontualidade e faltas ao trabalho. O prêmio será concedido aos trabalhadores operacionais que não faltarem ao trabalho durante o mês, incluindo faltas justificadas ou abonadas. O valor do prêmio é de R$ 300,00 pago mensalmente através do cartão vale alimentação do funcionário, com início em fevereiro de 2025.

Por esse motivo, é interessante que os síndicos fiquem atentos a essa gratificação dos funcionários de serviços gerais terceirizados e de como isso pode impactar no orçamento do condomínio. Uma das justificativas para a introdução dessa bonificação foi a busca da regularidade e da qualidade junto às equipes de limpeza, principalmente nos espaços em que é preciso a manutenção dos profissionais.

Alguns gestores de condomínios acreditam que a mudança pode ser considerada benéfica, tendo em vista que estimula os trabalhadores. Um dos problemas que é enfrentado pelas empresas responsáveis por prestar esse serviço em condomínios é a alta rotatividade dos trabalhadores, o que pode dificultar na adaptação entre os condôminos e na organização dos condomínios.

Entretanto, os especialistas também indicam que com essa gratificação implementada, é provável que o valor seja repassado para os clientes, ou seja, os condomínios, resultando num reajuste na taxa condominial. Até porque, de acordo com a nova Convenção Coletiva do Trabalho, também foram inseridos outros reajustes e benefícios aos trabalhadores.

Além do Prêmio Assiduidade, a convenção também trouxe reajustes significativos em outras áreas, como um aumento de 8% nos pisos salariais e de 5% nos valores de benefícios como cesta básica, ticket refeição entre outros auxílios. Os novos reajustes já estão valendo para este mês de março.