A informação, a falta dela ou o “excesso”

A informação, a falta dela ou o “excesso”

Olá a todos. Espero que estejam bem.

Uma das cobranças mais contundentes a nós, síndicos, é sobre a comunicação, ou seja, a falta dela.

Mas o que seria comunicação dentro de um condomínio?

É muito comum que a grande maioria dos síndicos utilizem várias plataformas: e-mail, disparo via aplicativo, mídia/tela em elevadores ou em áreas comuns, lista de transmissão no WhatsApp ou Telegram, disparo por SMS, enfim, utilizamos vários meios.

Ainda assim, e mesmo utilizando todos (ou quase todos) estes canais para comunicação, o que mais é cobrado hoje dos síndicos é a “falta de comunicação”.

Talvez seja esse o maior ponto de questionamento sobre as gestões.

Qual a expectativa que os condôminos tem em relação a essa comunicação?

Tenho visto e ouvido que os moradores desejam, cada vez mais, vídeos.

Vai ao condomínio? Os moradores desejam que o síndico grave um vídeo e envie para eles.

Sua presença, com certeza, se dá em um momento em que os moradores estão trabalhando, ou seja, em horário comercial.

Não te veem, não estão lá, não viram seu trabalho, sua presença. E, por vezes, questionam se realmente você passa ou frequenta o condomínio.

A velocidade com que os compartilhamentos de situações corriqueiras ocorrem, com certeza será maior, e com mais frequência do que você pode produzir ou divulgar.

Um vazamento, uma área com sujeira, um item quebrado, uma lâmpada apagada, uma área de paisagismo seca, um piso ou cadeira quebrada, enfim, uma foto tirada por um morador em um momento em que ele frequenta algum local e posta no “grupo do condomínio” chega com maior frequência e com maior velocidade do que qualquer síndico consegue produzir.

Este é um desafio, senão o maior dos tempos atuais.

Conseguir atender a demanda de nossos condôminos com a velocidade, frequência, constância, necessidade e transparência que desejam, sempre será difícil por não existir uma fórmula perfeita, nenhum plano pronto.

Cada condomínio, cada cliente, deseja alguma coisa que temos que analisar, inclusive se conseguiremos atingir a expectativa que eles têm de nós, síndicos.

Faça seu trabalho, mas não deixe de mostrar, divulgar, compartilhar, postar, fazer com que chegue na ponta, nos condôminos.

Muito do que fazemos, arrisco a dizer que grande parte, de nosso trabalho fica invisível aos olhos da grande maioria dos nossos clientes.

Faça e divulgue, aconteça. Caso contrário, pode passar a ser questionado por assuntos que já cuida, está cuidando e ninguém “sabe” disso.

Fazer, acontecer e, principalmente que todos tomem conhecimento que você faz e acontece.

Falem bem de você e de seu trabalho.

Até a próxima edição!

roger@prosperoservicos.com.br / @prosperoprosindicatura