Higienização correta nos condomínios reduz riscos à saúde de moradores

Higienização correta nos condomínios reduz riscos à saúde de moradores

Cerca de 30 milhões de brasileiros residem em apartamentos, casas de vila ou condomínios e podem ser beneficiados com dicas elaboradas por especialistas do setor de limpeza profissional

A limpeza profissional em condomínios e suas áreas comuns é essencial para garantir a saúde, segurança e bem-estar de seus moradores e frequentadores, além de colaborar para a redução de custos com equipamentos e produtos de limpeza. Segundo dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 12,5% da população nacional residem em apartamentos e 2,4% em casas de vila e condomínios, totalizando cerca de 14,9% dos brasileiros.

Ambientes higienizados da maneira correta colaboram com a prevenção da proliferação de doenças e alergias, limitando a contaminação cruzada, além de colaborarem com a preservação do meio ambiente e bem-estar dos condôminos.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) junto de seus associados, elaborou uma cartilha com normas e técnicas adequadas para uma higienização eficiente das áreas sociais dos condomínios. O material, que pode ser acessado gratuitamente, aborda temas como: higienização das mãos, treinamento da equipe de limpeza, uso de equipamentos de proteção individual (EPI), produtos químicos, máquinas, equipamentos, acessórios, procedimentos e gestão de resíduos. “Seguir processos bem definidos, que garantem a segurança tanto do profissional quanto dos moradores do condomínio é fundamental para a saúde, segurança e eficiência do procedimento. A limpeza é um importante fator para o controle de contaminações de doenças e preservação do meio ambiente”, afirma Patrícia Oliveira, diretora executiva da ABRALIMP.

Conheça algumas dicas sobre a higienização em condomínios:

Higienização correta das mãos: seja com água e sabão ou com álcool em gel garante ao profissional segurança contra a contaminação por doenças transmitidas por superfícies.

Treinamento adequado aos profissionais que atuam no condomínio: um treinamento específico para a equipe significa que os responsáveis pela limpeza estejam de acordo com as normas e cientes dos passos e técnicas a serem utilizados.

Utilização de equipamentos de proteção: para a realização de uma higienização correta, segura e eficiente é fundamental o uso dos EPIs adequados para cada momento, minimizando o contato com materiais infectantes e produtos químicos nocivos para a saúde.

Conhecimento sobre a utilização de produtos de limpeza: o uso correto do produto evita a mistura entre eles, o que pode resultar em reações químicas prejudiciais para a saúde tanto do profissional quanto dos moradores.

Descarte de resíduos: o descarte correto de resíduos e, caso necessário, dos EPIs utilizados também é parte fundamental para garantir a segurança de todos após o processo de higienização.