A importância em treinar e capacitar quem se comunica com seus moradores

A importância em treinar e capacitar quem se comunica com seus moradores

É bem verdade que hoje, todos que trabalham em um condomínio são comunicadores e multiplicadores de comunicação e informação. Portanto acompanhem a rotina operacional de cada um dos colaboradores de seu condomínio. Observem por onde transitam, em quais dias e horários, quais equipamentos utilizam ou necessitam. Isso fará diferença quando elaborar sua estratégia;

Desenvolvam proximidade, promovam integração entre a equipe, com cafés da manhã ou outras atividades que gerem proximidade e tenham real interesse pelo dizem e necessitam;

Depois dessa fase inicial passem a dar orientações sistemáticas e frequentes. Não precisa ser nada formal, uma conversa frequente no corredor ou durante as atividades com mais frequência fará diferença;

Passem informações importantes para toda a equipe. Um exemplo prático: “Vamos iniciar uma obra de reforma na fachada e isso vai trazer mais sujeira nas áreas comuns”. O tempo que vai durar, as alterações na rotina para facilitar a limpeza e evitar reclamações. Os produtos e equipamentos específicos que devem ser usados, informar a abertura do canal de comunicação com os moradores, onde eles podem informar quando algum local estiver precisando de maior atenção na limpeza, dando prioridade na resolução do problema;

Tenham em mente que grande parte do tempo os colaboradores trabalham sozinhos. Promovam (ou cobrem de quem de direito, a terceirizada, por exemplo) treinamento e requalificações constantes, em todos os níveis;

Acompanhem atentamente as queixas e reclamações dos moradores. Não desprezem nenhuma reclamação. Apenas filtrem aquelas que são reais e procedem. Acredite: são os colaboradores quem tem a maior parte das informações e queixas dos moradores. Orientem constantemente os colaboradores sobre como se comportar mediante reclamações e como devem dar sequencia para que essa informação chegue até quem tem que chegar (síndico, zelador, gerente predial);

Se a equipe estiver treinada, valorizada, informada e capacitada a comunicação com os moradores vai melhorar, muito. Multiplicadores de informações positivas transformam uma gestão;

Seus colaboradores são vários e estão em vários lugares, multiplicando o que veem, sentem e ouvem.

É com esse apoio que sua avaliação geral junto aos moradores irá melhorar.

Até a próxima

roger@prosperoservicos.com.br / @prosperoprosindicatura