Olá a todos! Espero que estejam bem.
Vocês já ouviram falar do conceito de ESG e de sua aplicação através da comunicação com os condôminos?
ESG é uma sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). De modo geral, o ESG mostra o quanto uma empresa está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, em construir um mundo mais justo e responsável e manter os melhores processos de administração.
Trazendo para o universo condominial, elencamos algumas ações que você pode adotar onde faz a gestão.
Environmental ou Ambiental
Entre as práticas ambientais, podemos citar:
Busca por alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente, através de boas práticas com utilização de recursos (impressão de arquivos; compra de equipamentos, utensílios, material de limpeza e outros);
Gerenciamento correto do descarte de lixo, inclusive com a forma de manipulação por parte dos colaboradores do condomínio. Você conhece a prática de manipulação dos coletores do seu condomínio? Sabe a destinação dada para os resíduos recicláveis?
Social
Podemos destacar:
Aderência aos direitos trabalhistas, sem exceções;
Valorização da saúde e segurança no ambiente de trabalho;
Apoio à diversidade e inclusão;
Posicionamento do condomínio em causas e projetos sociais;
Atuação com a comunidade ao redor.
Governança:
Adoção de políticas para o controle dos processos;
Comportamento e política institucional relacionados às práticas anticorrupção;
Valores, postura moral e ética nos negócios;
Veracidade das informações de processos do condomínio, entre outras
O condomínio é um local adequado para estabelecer diretrizes dos princípios e valores do ESG, além de ser um ambiente coletivo, a arrecadação financeira é realizada através de cotas. Ou seja, cada morador paga e tem amplo direito ao acesso as informações. Utilizar recursos financeiros de maneira ética, deve ser um compromisso desde o primeiro dia efetivo de um gestor.
Adotar práticas que incorporem o conceito de ESG traz para a gestão e para todos que transitam no entorno (diretamente ou indiretamente) a percepção que naquele ambiente as boas práticas são não somente um conceito, mas uma política estabelecida que não permitem exceções.
Você, síndico, tem um compromisso com seus condôminos e com o cargo que representa. Portanto precisa de conceitos de administração, diretrizes, regras claras, para aumentar a chance de realizar uma boa gestão com sua marca.
Até a próxima!
roger@prosperoservicos.com.br / @prosperoprosindicatura